Reforma de apartamento reforça a integração dos espaços para a família - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Reforma de apartamento reforça a integração dos espaços para a família

 

Projeto de Marí Aní Oglouyan, feito para um casal com dois filhos, tornou os espaços conectados e fluidos, para que todos pudessem usufruir juntos. Outros destaques são a cozinha prática e colorida, a varanda com brinquedoteca e as suítes dos sonhos

No living deste apartamento, com projeto de reforma de Marí Aní Oglouyan, os painéis de madeira da SCA Jardim Europa ‘vestem’ as paredes principais, desde o hall, e ainda escondem a porta mimetizada do lavabo | Foto: Mariana Orsi

Este apartamento de 240 m², na zona sul de São Paulo, é o terceiro projeto que a arquiteta Marí Aní Oglouyan realiza para a mesma família e ao conhecer a fundo os desejos de todos ficou mais fácil personalizar os ambientes, estimulando que pais e filhos usufruam dos espaços juntos. Alguns objetivos foram conquistados graças ao uso do mobiliário personalizado, que teve a cuidadosa execução da SCA Jardim Europa.

 

Tudo começa pelo hall de entrada, em que a paixão pela Disney fica evidente nas coleções dispostas no móvel customizado. Na área social, os painéis de madeira escondem as portas do lavabo e da entrada social, reforçando a sensação de aconchego e a fluidez dos espaços. Cristaleira com coleção de canecas na sala, gourmet equipado e brinquedoteca na varanda, tudo foi pensado no dia a dia de adultos e crianças.

 

Na cozinha predominantemente azul, com armários da SCA Jardim Europa, não faltam área de circulação nem espaços de armazenamento. Já nas suítes, o clima de relaxamento ganha força com a luminosidade e o uso de materiais naturais.


Hall de entrada principal: soluções sob medida

Neste apartamento cheio de histórias, o hall conta com um armário em que a lateral foi dedicada as coleções da Disney, além do banco com lugar para os sapatos. Logo após a porta de entrada, além dos painéis de madeira (SCA Jardim Europa), um móvel que serve de chapelaria

Projeto: Marí Aní Oglouyan | Fotos: Mariana Orsi

Quem chega ao apartamento é recebido no hall repleto de memórias afetivas, já que o armário executado pela SCA Jardim Europa foi encomendado sob medida para exibir a coleção da Disney dos moradores. Por ali, não poderia faltar um lugar para que os convidados possam se sentar e tirar os calçados. Logo após passar pela porta, um pequeno armário na parede faz às vezes de chapeleira, para pendurar bolsas, enquanto o espelho redondo possibilita dar uma espiada no look antes de sair de casa.

A porta mimetizada da sala esconde a entrada para o lavabo, com cuba e bancada esculpida | Projeto: Marí Aní Oglouyan | Fotos: Mariana Orsi

Salas conectadas estimulam a interação de pais e filhos

Em um dos lados da sala, totalmente integrada aos demais ambientes, o rack contínuo organiza equipamentos eletrônicos e objetos – tudo com execução da SCA Jardim Europa. Na cristaleira de alumínio e vidro ficam as coleções de canecas num lugar visível | Projeto: Marí Aní Oglouyan | Fotos: Mariana Orsi

Com base neutra e atemporal, o apartamento conta com toques amadeirados em revestimentos e toques de cor, como o sofá azul da sala, dando um ar despojado ao projeto. A marcenaria é o grande destaque: além do painel de madeira clara, Marí Aní Oglouyan criou um móvel baixo com gavetas e nichos para guardar e organizar os equipamentos eletrônicos. E mais: a cristaleira com portas de vidro e prateleiras expõe de forma elegante objetos decorativos e as coleções de canecas, funcionando como ponto de interesse visual. A prateleira superior, mais discreta, dá leveza ao conjunto e acomoda peças de design e plantinhas.

 

 Cozinha com toques de cor e personalidade

 

A cozinha da família foi projetada de maneira prática e elegante, com a marcenaria desempenhando papel central na organização do ambiente. Com dois acabamentos – azul e amadeirado, o mobiliário ganha um contraste equilibrado. O azul traz personalidade e frescor, enquanto a madeira aquece o espaço, deixando tudo mais acolhedor. A disposição linear da marcenaria, em armários superiores e inferiores, garante bastante espaço de armazenamento e contribui para a sensação de ordem.

 

O planejamento funcional fica evidente: de um lado, a bancada com eletrodomésticos de apoio (como cafeteira, liquidificador e batedeira) sobre o tampo de madeira; do outro, a área de preparo com pia, cooktop e uma bancada generosa, resistente e prática para o dia a dia. Acima da pia, prateleiras abertas para temperos deixam tudo à mão.

Com mobiliário funcional, bancada pensada em cada atividade, circulação fluida, muita luz natural e até uma sala de almoço integrada, a cozinha azul, com mobiliário da SCA Jardim Europa, é um dos xodós do apartamento | Projeto: Marí Aní Oglouyan | Fotos: Mariana Orsi

Varanda completa com gourmet e brinquedoteca

A varanda é um lugar democrático, com diversão para todos. Se de um lado há uma bancada e um móvel com brinquedos para as crianças, do outro Marí Aní Oglouyan preparou tudo para que os moradores pudessem preparar um churrasco para os amigos | Fotos: Mariana Orsi

Quartos unem estética elegante e praticidade

Para criar este quarto dos sonhos, Marí Aní Oglouyan tirou partido de materiais, como madeira e couro. De um lado, a cabeceira e a mesa lateral chamam atenção, do outro, o móvel baixo, solto do piso, com o trio de prateleiras deixa tudo ainda mais lindo | Fotos: Mariana Orsi

Este projeto da arquiteta Mari Ani Oglouyan atende todos os requisitos que o pequeno dono do quartinho desejava: tem lugar para descansar, ver TV e uma bancada para desenhar e fazer as lições da escola. Não faltam armários nem espaços para guardar brinquedos e jogos, além das prateleiras recheadas de pelúcias e coleções | Fotos: Mariana Orsi

Sobre a SCA Jardim Europa

Com mais de uma década de experiência no segmento de luxo e de móveis sob medida, a arquiteta Karina Alonso e o administrador Fabio Alonso idealizaram um espaço nobre da marca SCA em São Paulo, a capital brasileira da decoração. A loja oferece soluções completas e exclusivas para mobiliar ambientes residenciais e corporativos com design e qualidade.

 

A SCA está inserida no segmento moveleiro desde 1967. Sempre destacada pelo design e pela qualidade, a empresa localizada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, Brasil, conta com os mais avançados equipamentos para a indústria moveleira. Com tecnologia de ponta, a marca consolida-se no mercado de mobiliário de alto padrão oferecendo produtos para cozinhas, dormitórios, closets, banheiros, lavanderias, home theaters e home offices, além dos mais variados ambientes corporativos.

 

SCA Jardim Europa

Avenida Europa, 669 - Jardim Europa, São Paulo

(11) 3088-0606

www.scajdeuropa.com.br

@scajdeuropa

Nenhum comentário:

Postar um comentário