| |
Editora Viseu – Lançamento Agosto | 2025 Livro impresso | E-book | 200 páginas Gênero: ficção histórica Autora, Giorgia Marcucci Capa e ilustrações internas por More-AI, com uso de Midjourney | |
Sergei Alexandrovich Nilus, o controverso editor do libelo Os Protocolos dos Sábios do Sião, é o personagem central de Os Protocolos, Uma História. Conforme o enredo, Nilus tipifica a todos os afetados pelo fanatismo. Motivado pela fé religiosa exacerbada, Nilus se divide entre “salvar Deus” a qualquer custo, e procurar a verdade sobre até que ponto suas convicções podem ser úteis à humanidade. A “humanidade que está às portas do abismo”, conforme apregoava Nilus enquanto personagem real, a peregrinar por cidades e vilas russas dos anos 1900.
Como elemento de apoio a tal cruzada, na realidade, Nilus publicou as 24 atas que compõem o libelo. No entender dele, tais atas encerravam as linhas da “conspiração para matar Deus”. O libelo correu o mundo de então – e corre ainda hoje. Uma vez divulgado, o libelo foi e é retirado de circulação, por ser entendido como “instigação de ódio contra judeus”. Até que Nilus descortina a chance de publicar o libelo sob “disfarce”. A chance decorre da audiência de Nilus com a czarina Alexandra Feodorovna, esposa do último czar da Rússia, Nicolau II.
No encontro com Alexandra, Nilus conhece Elena Alexandrovna, dama de honra preferida da czarina. É pelas mãos de Elena – depois, o grande amor dele e companheira fiel nas peregrinações - que Nilus inicia a saga para concretizar nova e primorosa edição “disfarçada” do libelo. Por disfarce, Nilus pretende publicar livro da autoria dele sob título O Grande no Pequeno, e inserir as 24 atas do libelo como apêndice. Para a edição, ele procura o monge Dobiev Drozdov, amigo de todas as horas, prior do Monastério de San Sergio. O Monastério é uma das históricas construções da cidade medieval Sergiev Posad, na origem, fortaleza de grande importância para resistência contra invasores da Rússia do então.
Durante os século 14 a 17, as dependências do Monastério abrigaram febril atividade de escritores, copistas, artesãos de diferentes técnicas, constituindo o mais importante centro cultural russo da época. A partir do encontro com Dobiev, a vida de Nilus entra em turbilhão. Não raro, ele se perde entre a realidade e os sonhos. Nesse febril desenrolar, dialoga ficcionalmente com personalidades reais do passado, os coloca no presente e com eles avança para o futuro.
Entre os interlocutores de Nilus soma lugar Maurice Joly, escritor francês, autor de Diálogo no Inferno Entre Machiavel e Montesquieu. Trechos desta obra estão reproduzidos em Os Protocolos, Uma História, e causam espanto. Eles revelam o quanto do relato de Joly - escrito ainda em 1864, sobre os desmandos de Napoleão III - se aproxima das artimanhas do poder político hoje vigente. É exemplo a ingerência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nas searas uns dos outros.
Outro interlocutor de Nilus em Os Protocolos, Uma História é Theodor Binyamin Zeev Herzl, “o visionário do sionismo”, idealizador e dirigente do Congresso da Basileia (agosto, 1897), quando foi fundada a Organização Sionista Mundial. Para além, nesse encontro foi criado o Programa da Basileia, considerado o texto que delineou o Movimento Sionista Mundial. O conteúdo traz o objetivo e os métodos para adotar a criação de um lar nacional para o povo judeu na Palestina.
Ao abrir cada capítulo com citações de autores famosos, russos na maioria, e os contextualizar nas notas de rodapé, é intenção da autora lembrar o rico legado cultural amalgamado pelos atores intelectuais da “Rus que nasceu em Kiev”.
Sobre a autora Giorgia Marcucci iniciou carreira na grande imprensa em 1973, no Jornal A Gazeta, da Fundação Cásper Líbero. Depois, na Folha de São Paulo e em outros jornais e revistas de grande audiência. Nos anos 80, migrou para setor de Comunicação da iniciativa privada. Tem como grandes paixões a leitura e a escrita, embora raramente publica o que escreve, na grande maioria, contos. Os Protocolos, Uma História, seu primeiro romance, começou a ser escrito há mais de 25 anos. No decorrer do tempo, passou por revisões e atualizações, até chegar na versão atual. Em 2025, Giorgia Marcucci caminha para os 84 anos de idade e se mantém ativa, como colaboradora na empresa Athos de Comunicação e como freelancer.
Os Protocolos, Uma História Edição impressa/e-book disponíveis em: Amazon/Kindle; Estante Virtual; UmLivro; Apple Books; Google Play Livros; Kobo. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário