Apesar de 2025 estar sendo um ano desafiador, exigindo uma atenção especial dos empresários do ramo imobiliário para operar e cumprir metas dentro das empresas, o segmento segue resiliente e cheio de oportunidades, já que uma tendência vem chamando atenção desse mercado, que é o aumento da procura por imóveis de veraneio, ou seja, casas ou apartamentos localizados em regiões litorâneas ou de campo, tradicionalmente usadas em períodos de férias e descanso.
Especialistas do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), preveem um crescimento expressivo nas vendas e locações, impulsionado pela procura por imóveis de alto padrão e pela valorização contínua das regiões litorâneas e de chácaras e sítios. O que também pode ser notado por empresários de construtoras que atuam no segmento. “O comprador de classe média, média-alta, passou a buscar imóveis que oferecem espaços internos confortáveis e que agregam áreas de lazer e bem-estar conectadas à natureza. Por esse motivo, os imóveis rurais e litorâneos continuam com procura alta, e com valor agregado elevado, já que a locação de temporada tem feito o valor dos imóveis e do aluguel subir consideravelmente nessas regiões.”, explica Patrick Romann, arquiteto e CEO da Rocha Real, com atuação em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
O movimento de aquisição de imóveis de veraneio ainda tem sido impulsionado por outros fatores, como:
- Valorização da qualidade de vida: muitas pessoas passaram a trabalhar de forma remota e viram no imóvel de veraneio uma possibilidade de viver longe dos centros urbanos, sem renunciar à carreira.
- Busca por refúgio e bem-estar: a casa de praia ou de campo se tornou um refúgio para fins de semana, feriados ou até para moradia permanente.
- Potencial de renda extra: plataformas de aluguel por temporada tornaram esses imóveis uma fonte de renda adicional, viabilizando a compra como investimento.
Para Romann, antes de adquirir um imóvel de veraneio, é importante avaliar pontos estratégicos. “Acessibilidade e infraestrutura da região, potencial valorização, demanda turística e segurança devem ser pontos de atenção antes de adquirir o imóvel.”, explica. Com o planejamento certo, um imóvel para veraneio pode oferecer não apenas momentos de lazer e descanso, mas também retorno financeiro e valorização no médio e longo prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário