Projeto promove shows e entrevistas intimistas com artistas pretos e pretas que atuam no cenário musical de São Paulo. Evento acontece uma quinta-feira por mês até o fim do ano
Crédito: Silvana Ramalhete
As múltiplas vertentes da música negra atual são celebradas pela quarta edição do Negras Melodias Show, que reúne apresentações e entrevistas intimistas com grandes artistas pretos e pretas do cenário musical paulistano.Os encontros são gratuitos, contam com interpretação em Libras e acontecem uma quinta-feira por mês até o final do ano no Teatro de Contêiner. Em julho, quem se apresenta é a cantora e compositora Josyara, no dia 17, às 20h.
Cantora, compositora, instrumentista e produtora musical de Juazeiro (BA), Josyara traz em suas composições um olhar sensível sobre seu cotidiano, embalado por um violão percussivo e potente. O pocket show em formato voz e violão reúne quatro canções de seus trabalhos autorais
Em 2018, Josyara lançou seu “Mansa Fúria”, pelo edital Natura Musical, sendo um dos mais elogiados do ano e rendendo indicações ao APCA e Prêmio Multishow. Em 2020, lançou “Estreite”, com Giovani Cidreira (Joia Moderna). Em 2022, saiu seu 2º disco solo, “ÀdeusdarÁ” (Deck), e em 2024 lançou o EP “Mandiga Multiplicação”, interpretando músicas do Timbalada.
Josyara já tocou nos principais festivais do país, como Coala, Rec Beat, SIM-SP, Primavera Sound, Bananada, Dosol, MADA e BR-165. Em 2019, venceu o prêmio WME como Revelação em 2018 e o de melhor instrumentista em 2024.
Em 2025, acaba de lançar o single “Ensacado”, com participação especial de Pitty; os singles “Corredeiras” e “Sobre Nós” e o disco “AVIA”.
Criado em 2021, ainda durante a pandemia de Covid-19, o Negras Melodias Show tem a missão de conectar o Teatro de Contêiner à linguagem musical, oferecendo ao público uma curadoria que explora diversas vertentes da música negra, sempre com um enfoque autoral. A ideia é registrar as sonoridades contemporâneas e mapear esse diálogo entre o passado, presente e futuro da música afro-brasileira, promovendo a valorização e visibilidade desses artistas.
A iniciativa é uma parceria do Universo AfroMusic com o Teatro de Contêiner e conta com curadoria e idealização do músico, compositor, produtor e articulador cultural Hever Alvz. Já a apresentação do evento e as entrevistas com os artistas são comandadas pelo jornalista, produtor e articulador Márcio Lázaro.
As próximas atrações confirmadas da programação são Diego Estevan, com participação de Obi Orin (21/8); Alysson, com participação Elisa de Sena (11/9); Hever Alvz, com participação de Gêde Lima (16/10); Afrojam-SP, com participação de Andarilho Cha & Oda (18/12).
Sobre Hever Alvz - curadoria e idealização
Músico, compositor, produtor e articulador cultural, Hever Alvz ingressa, em 2007, no Conservatório Musical Ricardo Breim e cria seu projeto autoral. Em 2011, cursa Musicoterapia (FMU). Com seu projeto autoral, intitulado "Hever e o Sacigroove", apresenta-se em SESCs, centros culturais e casas independentes de SP. E, em paralelo, produz as festas WassaWassa e Fumê, evento temático de música afro contemporânea africana, latina e brasileira.
Em 2017, idealiza e produz o Festival AFROMUSIC-SP. Em 2018, faz turnê musical pela Europa. Em 2019, de volta ao Brasil, idealiza a AFROJAM-SP, atividade que ganhou notoriedade por destacar expoentes da cena musical preta contemporânea. Também realiza e media o projeto "Indústria Musical Preta - Música Tem Cor", projeto de rodas de conversa que convida artistas, produtores, comunicadores, pesquisadores e técnicos da produção musical para debaterem temas pertinentes à cadeia musical preta. Em 2020, realizou a segunda edição do projeto Festival AFROMUSIC contemplada pelo PROAC LAB Express, realizada em 2021.
Sobre Márcio Lázaro - apresentação e entrevistas
Jornalista, produtor e articulador, Márcio Lázaro atuou nessas três esferas desde 2006 tentando trazer um olhar sempre voltado para a cultura dialogando com o subjetivo dentro das pautas, temas e projetos que são pensados e elaborados dentro da ideia daquele planejamento. Produções de shows, exposições, eventos futebolísticos e esportivos, debates sobre cinema, música, gastronomia e turismo, atividades e projetos digitais, estão dentro desse leque de ações já desenvolvidas e realizadas.
Entre eles, está o projeto “Outras Noites em 2011”, que teve apoio da TV Cultura e foi uma turnê de bandas independentes que fizeram shows/tributos aos grandes artistas da era dos festivais como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Edu Lobo, Jorge Ben e Elis Regina. Outras iniciativas realizadas por ele são o Fut-Encontro, Cine-Encontro, Música-Encontro, Cozinha-Encontro e Trip-Encontro, que são debates públicos com a participação de personagens simbólicos para cada um desses temas, como Ana Cañas, Marina Person, Ríncon Sapiência, Carica (Sensação), Raul Lemos, Edgard Picoli, Fernando Porto, Cláudio Zoli, entre outros.
Serviço
Negras Melodias Show - 4ª Edição
Quando: 17 de junho, às 20h*
Teatro de Contêiner - Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia
Quanto: Grátis, com reserva pelo Sympla
https://www.sympla.com.br/
Capacidade: 99 lugares
Classificação indicativa: Livre
*Todas as apresentações têm tradução em Libras
Confira a seguir a programação dos próximos eventos:
21 de agosto - Diego Estevam, participação Obi Orin
11 de setembro - Alysson, participação Elisa de Sena
16 de outubro - Hever Alvz, com participação Gêde Lima
18 de dezembro - Afrojam-SP, com participação Andarilho Cha & Oda
Nenhum comentário:
Postar um comentário