Na próxima terça-feira, dia 1º de julho, às 18h, estreia no Canal Brasil o documentário “À Margem do Ouro”, de Sandro Kakabadze. O filme retrata a vida de uma pequena vila à beira do Rio Tapajós, Penedo, no coração da Amazônia, que serve de base para garimpeiros da região. O local é considerado o maior produtor de ouro do Brasil.
De difícil acesso, essas comunidades possuem uma organização social própria, contudo, o clima é tenso em função do ouro e dos conflitos sociais e ambientais que envolvem a atividade do garimpo. Na maioria das vezes, a exploração acontece de maneira ilegal e predatória, sem condições de segurança de trabalho e provocando consequências na natureza.
O diretor busca revelar com imagens e entrevistas de moradores a realidade das condições precarizadas de Penedo e o que não é mostrado na televisão. Ao mesmo tempo, abre um espaço para sonhar e acreditar em períodos melhores.
À Margem do Ouro (2023) (86') – Inédito
Horário: Terça, dia 1/07, às 18h
Classificação: 12 anos
Direção: Sandro Kakabadze
Sinopse: A região do Rio Tapajós é a maior produtora de ouro do Brasil. No entanto, a exploração acontece na maioria das vezes de maneira ilegal e predatória, sem condições de segurança de trabalho e prejudicando a natureza. Garimpeiros, comerciantes, professoras ou garotas de programa, de diversos Estados e cidades do país, se encontram nessa região em busca de dinheiro. Em Penedo, pequena vila formada ao lado do garimpo, diversos tipos de violência estão completamente banalizados. Entretanto, apesar das condições de vida precarizadas, existe espaço para sonhar com dias melhores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário