Canal Brasil exibe mostra com filmes finalistas ao Prêmio Grande Otelo - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Canal Brasil exibe mostra com filmes finalistas ao Prêmio Grande Otelo

 

Longas e curtas poderão ser conferidos nos dias 26 e 27 de julho, a partir das 18h

Cenas de “Othelo, O Grande”, “Pasárgada”, “O Clube das Mulheres de Negócios” e “Motel Destino”. Fotos: Divulgação

O 24º Prêmio Grande Otelo, maior premiação do audiovisual nacional, acontece no dia 30 de julho, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo do Canal Brasil, a partir das 20h50. A expectativa pela cerimônia é grande, por isso o Canal preparou uma mostra com alguns filmes finalistas desta edição. A programação especial acontece sábado e domingo, dias 26  e 27 de julho, a partir das 18h.


O primeiro dia da mostra exibe um dos longas-metragens com maior número de indicações: a coprodução do Canal Brasil “Malu”, de Pedro Freire, com 12 (Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Atriz - Yara de Novaes -, Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem, Melhor Atriz de Longa-Metragem - Yara de Novaes -, Melhor Atriz Coadjuvante - Carol Duarte e Juliana Carneiro da Cunha -, Melhor Ator Coadjuvante - Átila Bee -, Melhor Direção de Fotografia - Mauro Pinheiro Jr. -, Melhor Roteiro Original - Pedro Freire -, Melhor Direção de Arte - Elsa Romero -, Melhor Maquiagem - Marcos Freire, Melhor Montagem - Marilia Moraes - e Melhor Som - Marcel Costa e Daniel Turini). O filme conta a história de Malu (Yara de Novaes), uma atriz que está desempregada no auge dos seus 50 anos, tem relações complexas e desagradáveis com a mãe conservadora, Dona Lili (Juliana da Carneiro da Cunha), e com sua filha Joana (Carol Duarte), e é uma homenagem à atriz paulista Malu Rocha (1947-2013), de nome artístico Maria de Lourdes Carvalho Carneiro, mãe do diretor Pedro Freire.


Também fazem parte da programação neste dia os longas: “Othelo, o Grande”, de Lucas H. Rossi dos Santos, indicado nas categorias de Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem; “Pasárgada”, com duas indicações para Dira Paes (Melhor Atriz e Primeira Direção de Longa-Metragem); “A Batalha da Rua Maria Antônia”, de Vera Egito, para Melhor Figurino (Aline Canella) e Melhor Trilha Sonora (Antonio Pinto); e “Cidade; Campo”, de Juliana Rojas, para Melhor Montagem (Cristina Amaral).


No domingo (27/07), a mostra exibe “Motel Destino”, de Karim Aïnouz, que aparece com oito indicações (Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Direção, Melhor Ator de Longa-Metragem - Fabio Assunção -, Melhor Direção de Fotografia - Hélène Louvart -, Melhor Direção de Arte - Marcos Pedroso -, Melhor Figurino - Kika Lopes e Ananda Frazão -, Melhor Som - Moabe Filho, Pedro Moreira, Waldir Xavier e Adrian Baumeister - e Melhor Trilha Sonora - Amine Bouhafa). Ambientado em um motel no Ceará, estado natal de Karim Aïnouz, a trama de “Motel Destino” gira em torno de Heraldo (Iago Xavier) que, ao chegar no local, muda a vida dos administradores, Elias (Fábio Assunção) e sua esposa Dayana (Nataly Rocha). A coprodução do Canal Brasil foi aplaudida de pé durante 12 minutos em sua passagem pelo Festival de Cannes, em 2024, quando concorreu à Palma de Ouro, prêmio mais importante do evento.


Também integram o segundo dia da mostra Prêmio Grande Otelo no Canal Brasil os longas  “O Dia que Te Conheci”, de André Novais Oliveira, com três indicações para Melhor Longa-Metragem de Comédia, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz de Longa-Metragem (Grace Passô); “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa, com indicação a Melhor Roteiro Adaptado da obra “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa; e “O Clube das Mulheres de Negócios”, de Anna Muylaert, indicado ao prêmio de Melhor Trilha Sonora (André Abujamra e Mateus Alves).


A mostra especial também reúne os curtas-metragens “Você”, de Elisa Bessa, e “Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho”, de Allan Ribeiro, indicados ao prêmio de Melhor Curta-Metragem Documentário; “Helena de Guaratiba”, de Karen Black, e “Zagêro”, de Victor Di Marco e Marcio Picoli, que concorrem como Melhor Curta-Metragem de Ficção; e “Hoje Eu Só Volto Amanhã”, de Diego Lacerda, indicado na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.


Mostra Filmes Finalistas Prêmio Grande Otelo

Horário: Sábado e domingo, 26/07 e 27/07, a partir das 18h


26/07 - (Sábado)

Othelo, O Grande (2024) (82') – Coprodução

Horário: Sábado, dia 26/07, às 18h 

Classificação: 12 anos

Direção: Lucas H. Rossi dos Santos

Sinopse: A vida do homem Sebastião Bernardes de Souza Prata: negro, mineiro e baixinho, considerado um dos maiores e mais talentosos atores e comediantes do Brasil, Othelo foi o primeiro ator negro brasileiro a fazer parte do cinema e da televisão nacional.


A Batalha da Rua Maria Antônia (2023) (80’)

Horário: Sábado, dia 26/07, às 19h25

Classificação: 14 anos

Direção: Vera Egito

Sinopse: 21 cenas sequenciais retratam momentos de uma noite marcante da Batalha da Rua Maria Antônia, em outubro de 1968, do ponto de vista dos estudantes e professores do Movimento Estudantil de Esquerda.


Pasárgada (2024) (88’)

Horário: Sábado, dia 26/07, às 20h50

Classificação: 14 anos

Direção: Dira Paes

Sinopse: Pasárgada é a estreia de Dira Paes como diretora e roteirista. O filme traz a narrativa de Irene (Dira Paes), uma bióloga especializada em ornitologia (estudo que explora as aves). Solitária em seus 50 anos, ela está com o foco total na realização de um projeto de pesquisa no meio da floresta da Mata Atlântica, no interior do Rio. Ali, ela redescobre sua ancestralidade tropical após conhecer Manuel (Humberto Carrão), um jovem guia que fala a língua dos pássaros e traz à tona seus dilemas como mulher, mãe e profissional.


Malu (2024) (102') – Coprodução

Horário: Sábado, dia 26/07, às 22h20

Direção: Pedro Freire

Classificação: 16 anos

Sinopse: O filme conta a narrativa de Malu (Yara de Novaes), uma atriz desempregada no auge dos seus 50 anos que vive em uma casa na periferia do Rio de Janeiro. A atriz é obrigada a conviver com a sua mãe racista e tenta lidar com a relação tensa e desagradável que mantém com sua própria filha. Malu enfrenta essa luta constante contra más energias e relações enquanto tenta sobreviver à grande concentração de memórias de um passado artístico glamoroso que a persegue. À medida que os conflitos familiares se intensificam, começa a explorar novas oportunidades de autoafirmação e recomeço, buscando reconectar-se com sua paixão pela atuação. Através de encontros inesperados e reflexões sobre sua vida, ela descobre a força para confrontar suas feridas emocionais, desafiando preconceitos e a ideia de que sua carreira acabou. Malu é uma jornada emocionante sobre resiliência, autodescoberta e a busca por uma identidade em meio ao caos familiar.


Cidade; Campo (2024) (118') – Coprodução

Horário: Domingo, dia 27/07, à 0h05 (de sábado para domingo)

Direção: Juliana Rojas

Classificação: 16 anos

Sinopse: Cidade; Campo acompanha a história de duas mulheres que transitam entre a vida urbana e rural em busca de um novo começo. Após um desastre natural devastar suas terras, Joana (Fernanda Vianna) foge para São Paulo, onde tenta recomeçar do zero em um ambiente desconhecido. Enquanto isso, Flávia (Mirella Façanha) se muda com sua esposa, Mara (Bruna Linzmeyer), para a fazenda de seu falecido pai, onde ambas enfrentam os desafios de se adaptar à vida no campo. A narrativa explora as transformações e desafios enfrentados pelas protagonistas em meio a novas paisagens e realidades, destacando a luta pela sobrevivência e a busca por identidade em contextos de ruptura e mudança.


27/07 - (Domingo)

Você (7') (2024)

Horário: Domingo, dia 27/07, às 18h

Classificação: Livre

Direção: Elisa Bessa

Sinopse: Por meio de uma conversa telefônica com uma delegada, uma mãe revive memórias de sua vida com o pai de sua filha.


Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho (2023) (17’)

Horário: Domingo, dia 27/07, às 18h10

Classificação: Livre

Direção: Allan Ribeiro

Sinopse: No dia 28 de janeiro de 2008, uma equipe de filmagem entrava em um prédio para rodar um documentário. Neste dia, eu fui assistente do Eduardo Coutinho.


Helena de Guaratiba (2023) (15’)

Horário: Domingo, dia 27/07, às 18h30

Classificação: 10 anos

Direção: Karen Black

Sinopse: Odiada pelos gregos, detestada pelos troianos, Helena vive uma vida pacata num bairro pesqueiro do Rio de Janeiro. Até que o amor bate à sua porta, trazendo de volta fantasmas do seu passado.


Zagêro (15') (2024) 

Horário: Domingo, dia 27/07, às 18h45

Classificação: Livre

Direção: Victor Di Marco e Marcio Picoli

Sinopse: Nesse filme, todas as cabeças de equipe são pessoas com deficiência. Sim, isso é uma sinopse.


Hoje Eu Só Volto Amanhã (2024) (8’)

Horário: Domingo, dia 27/07, às 19h05

Classificação: 16 anos

Direção: Diego Lacerda

Sinopse: Nas ladeiras de Olinda, Marina busca o êxtase carnavalesco. Seu trajeto é visto através dos olhos de dez personagens diferentes e para cada um deles um(a) diretor(a) empresta seu olhar artístico. Mas no meio de tanta gente, como encontrar o Carnaval?


O Diabo na Rua no Meio do Redemunho (2024) (127') – Coprodução

Horário: Domingo, dia 27/07, às 19h15

Classificação: 18 anos 

Direção: Bia Lessa

Sinopse: O filme é narrado por Riobaldo, que nos transporta para sua vida como jagunço e compartilha suas experiências e conflitos. Ao longo da trama, ele se envolve com diversos bandos e líderes carismáticos, entre os quais o temido Hermógenes. O coração de Riobaldo é conquistado por Diadorim, um jovem valente e misterioso que se torna o amor de sua vida. Através da narrativa de Riobaldo, o autor explora as complexidades da alma humana, mergulhando na dualidade entre o bem e o mal. Adaptação da aclamada obra-prima "Grande Sertão: Veredas", escrita por Guimarães Rosa.


O Clube das Mulheres de Negócios (2024) (95')

Horário: Domingo, dia 27/07, às 21h20

Classificação: 18 anos

Direção: Anna Muylaert

Sinopse: O filme é ambientado em um mundo onde os estereótipos de gêneros são invertidos, portanto, mulheres ocupam posições de poder que normalmente são ocupados por homens, e homens cumprem os papéis de serem socialmente submissos. Jongo (Luís Miranda), um fotógrafo renomado, chega de manhã ao lado do jovem e inexperiente jornalista, Candinho (Rafa Vitti) em um clube de campo decadente da alta sociedade de São Paulo, comandado por Cesárea (Cristina Pereira) e sua fiel escudeira, Brasília (Louise Cardoso). Jongo já sabe o que esperar daquele ambiente onde metade das mulheres estão envolvidas com a Justiça enquanto Candinho viverá um dia de revelações escandalosas que o farão repensar sua identidade e estreitarão seus laços de amizade com o colega mais experiente.


O Dia Que Te Conheci (2024) (71') – Coprodução 

Horário: Domingo, dia 27/07, às 22h55

Classificação: 14 anos

Direção: André Novais Oliveira

Sinopse: Todos os dias, Zeca levanta cedo para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil, mas agora, sua rotina está prestes a ser interrompida quando ele descobre, através de Luísa, que será demitido. A partir daí, ele acaba desenvolvendo um vínculo inesperado com a colega de trabalho que, após dar a triste notícia, se oferece gentilmente para levá-lo para casa.


Motel Destino (2024) (112’) – Coprodução

Horário: Segunda, dia 28/07, à 0h05 (de domingo para segunda)

Direção: Karim Aïnouz

Classificação: 18 anos

Sinopse: O Motel Destino em tons de neon é um hotel de sexo à beira da estrada sob o céu azul ardente da costa do Norte do Brasil, administrado pelo boorish Elias e sua frustrada e bela esposa Dayana. Quando Heraldo, de 21 anos, se vê no motel, depois de errar um golpe e fugir da polícia e da gangue que ele decepcionou, Dayana se vê intrigada e o deixa ficar. Enquanto os dois navegam em uma dança de poder, desejo e libertação, um perigoso plano de liberdade surge. Neste noir tropical, lealdades e desejos se entrelaçam, revelando que o destino tem seu próprio design enigmático.


Transmissão ao vivo da cerimônia de premiação do Prêmio Grande Otelo

Quarta-feira, 30 de julho, às 20h50. Na TV pelas operadoras e também no Globoplay Plano Premium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário