Festas de São João com Vitarella: conheça os costumes típicos de cada região brasileira - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

sábado, 17 de junho de 2023

Festas de São João com Vitarella: conheça os costumes típicos de cada região brasileira

As tradições e comidas juninas parecem iguais, mas têm diferença em cada local do Brasil

Todo ano é a mesma coisa: assim que o mês de Junho bate na porta, todo o Brasil se prepara para celebrar as festas de São João a sua maneira. Por mais que essa seja uma comemoração enraizada em nossa cultura há muito tempo, cada região brasileira a externa da sua forma, com costumes e comidas típicas que refletem sua história. Isto é, mesmo que pareça igual, os Estados espalhados pelo nosso país têm diferença. Já que se tem Vitarella, marca de destaque no segmento de massas e líder em biscoitos, tem diferença e sabor, saiba mais sobre as diversidades regionais durante as festas juninas e ainda, aprenda como fazer um prato típico e popular entre todos os gostos!

Norte

A cultura junina é muito expressiva, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste. No Amazonas, por exemplo, as grandes festas acontecem em Parintins, no último fim de semana de junho, e as estrelas são os bois Caprichoso e Garantido. Além disso, a celebração fica completa com as cirandas, uma brincadeira que envole música, dança e tradições folclóricas da região.

Sudeste

Os grandes destaques na região Sudeste são os pratos e bebidas típicos. O milho, que é a base da culinária junina, é apresentado nas mesas de diversas formas, como pelo curau e, até mesmo, na espiga ou cortado. Além da canjica, uma iguaria doce, que também é preparada com os grãos do milho branco ou amarelo.

Ainda, como o mês de junho já apresenta temperaturas mais amenas, por conta da proximidade do inverno, o quentão, preparado com vinho e especiarias, é a bebida mais procurada nas festas do Sudeste.

Sul

Na região Sul, o frio também marca presença e, por conta dele, o quentão é a escolha dos sulistas para esquentar. Os participantes das festas juninas se reúnem em volta das tradicionais fogueiras, que normalmente já são acessas na véspera do São João, e o cardápio fica por conta da galinha frita ou assada, a batata-doce e o pinhão.

Nordeste

Para tornar as festas coloridas e alegres, na região Nordeste, a chita é utilizada tanto para a decoração, quanto para as vestimentas dos participantes das festas juninas. As raízes também são exploradas na culinária. O inhame, a batata e a macaxeira são consumidos assados, fritos e feitos, até mesmo, na churrasqueira. Nesta região, a tradicional canjica do Sudeste, é chamada de mungunzá e, apesar de também abrigar quadrilhas, as brincadeiras mais comuns envolvem os bois, como no Norte.

Agora que você conhece a diversidade regional junina, saboreie as diferenças com Vitarella nas Festas de São João com um prato típico: a paçoca. Assim, como a presença do milho, da canjica e outras receitas, esta iguaria é popular entre todas as idades e com o Biscoito Maizena Vitarella, ficará ainda mais saborosa e especial.

Paçoca Especial Vitarella


Ingredientes:

- 1/2 pacote Biscoito Maizena Vitarella

- 500 gramas Amendoim torrado sem pele e sem sal

- Lata de Leite condensado

Modo de preparo:

- Triture o amendoim no liquidificador e amasse o Biscoito Maizena Vitarella com a mão.

- Misture as duas farofas e adicione aos poucos o leite condensado até formar uma massa homogênea.

- Ponha a mistura em uma assadeira untada com margarina e leve à geladeira por 30 minutos.

- Retire da geladeira e corte a paçoca em quadradinhos.

 

Sobre a Vitarella

A Vitarella, marca de destaque no segmento de massas e a nº1 em biscoitos no Brasil* de acordo com a Nielsen, foi fundada em 1993, em Jaboatão dos Guararapes. Inicialmente focada na produção de massas alimentícias, expandiu seu portfólio e hoje possui mais de 150 produtos cadastrados e as marcas Treloso e Margarina Namesa. Com produtos que unem sabor e qualidade, Vitarella é uma das marcas mais lembradas em pesquisas que destacam a opinião dos consumidores.

*Fonte: Nielsen, Retail Index, TT BR INA + C&C YTD 22 – junho 21 a maio 22)

Sobre a M. Dias Branco  

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos. 

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca Fit Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos. 

Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário