Atmosfera discreta e sofisticada marca reforma de projeto realizado pela arquiteta Cristiane Schiavoni - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Atmosfera discreta e sofisticada marca reforma de projeto realizado pela arquiteta Cristiane Schiavoni

 

Na sala de estar composta com uma base neutra, as cores intensas ficaram sob a tutela do tapete geométrico e da paisagem bucólica pintada na tela assinada pela artista plástica Rosana Ciotta | Foto: Carlos Piratininga


Renovar o imóvel que já habitavam há mais de 10 anos, transformando em um novo lar onde os moradores sentissem a expressão de suas personalidades em cada ambiente: essa foi a missão recebida pela arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva o seu nome, ao iniciar o projeto de reforma do apartamento de 187m². Localizado no bairro da Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista, ela recebeu a empreitada com a sensibilidade de compreender o novo momento, o desejo de renovar e os anseios do casal e da pequena filha Gigi.
A relação entre a Cristiane e seus clientes não poderia ter começado melhor. “Estávamos trabalhando no apartamento vizinho e eles gostaram muito do que viram. Ao acompanharem nossa movimentação, recebemos o convite”, relembra a profissional. Ela conta que o imóvel em si se encontrava em um excelente estado, mas para eles não havia a conexão e o senso de pertencimento. Além de não desfrutarem da integração da área social, que era um dos maiores desejos relacionados desde o início, o casal relatou que a decoração não combinava com eles, uma vez que não participaram da seleção. “É, de fato, muito incômodo quando não sentimos o conforto na arquitetura de interiores. E esse ponto não está ligado propriamente à sensação física, mas também na contemplação visual como um todo”, analisa.
Ciente da importância de envolver os clientes em cada decisão, a arquiteta fez questão que participassem de todas as etapas, seguindo um planejamento bastante minucioso. Com sua sensibilidade e experiência, realizou uma espécie de tutoria para que participassem ativamente das escolhas, desde os materiais de acabamento, mobiliário e itens decorativos.
Falando da obra em si, ao assumir a reforma, a arquiteta definiu o que poderia ser preservado e valorizado no novo projeto. Dessa maneira, manteve o piso de mármore, os espelhos existentes no hall e os armários embutidos. “Não faz sentido algum trocar por trocar. Como profissional, nosso olhar deve trazer novos contextos para aquilo que já existe e que pode integrar uma nova história. Muitas vezes, tudo é questão de trazer uma roupagem diferente e que atenda o que é esperado”, revela Cristiane. E como as obras, muitas vezes, são sinônimos de desafios para sua execução, sua equipe precisou desenvolver a melhor estratégia para a passagem dos novos conduítes para a automação e a infraestrutura para o ar-condicionado. “Estragar o que já estava pronto e perfeito não era uma opção para nós. O bacana foi que deu tudo certo”, relembra. 

A integração da área social marca o projeto que, apesar da base neutra e a essência sóbria, evoca cores que trouxeram vivacidade de uma maneira forma discreta e confortável | Foto: Carlos Piratininga





Conheça todos os detalhes da casa:

Detalhes da renovação do hall de entrada | Fotos: Carlos Piratininga



Ao sair do elevador, todos sabemos que o hall de entrada é o cartão de visita. Na reforma, a arquiteta manteve o piso e executou um forro de gesso para camuflar a fiação, que anteriormente era exposta. Atenta aos detalhes, investiu em elementos como a elegância do painel vazado que foi sobreposto ao espelho para agregar profundidade e volumetria para a pequena área. Nos detalhes, mesinhas laterais sobrepostas por suas diferentes alturas, um pufe e vaso cerâmico com espécie de planta completam as escolhas que recebem tão bem os moradores, como seus convidados.

ntegrada com a sala de estar, a varanda se tornou um grande living que privilegia o conforto e recebe convidados com uma extensão do espaço. | Foto: Carlos Piratininga




Com a reforma, a sala de estar ganhou um novo layout focado na integração tão aguardada pelos moradores! No layout repaginado, a família passou a desfrutar ainda da sala de jantar, uma área gourmet, com direito à churrasqueira, e um discreto home office para as atividades profissionais do morador. No living, o amplo sofá verde musgo, que agrega uma deliciosa estrutura de chaise, protagoniza o ambiente. Mais uma vez, a arquiteta incorporou a versatilidade do painel vazado que cumpriu duas funções: além de preservar o home office, o vão recebeu o suporte giratório para a TV, que pode ter sua face direcionada para os dois ambientes. 

Do lado gourmet, o granito preto marca presença na bancada acompanhada pelas poltronas rosas, bem como a pia e a estrutura do grill e da chapeira. A marcenaria com acabamento fosco dispõe de um abundante espaço para guardar todos os itens utilizados nos eventos especiais. | Foto: Carlos Piratininga



Outro espaço aguardado com ansiedade pelos moradores era o ambiente gourmet, que foi projetado tanto para momentos entre os três, ou quando programam recepcionar familiares e amigos. Em primeiro plano, a bancada de granito preto São Gabriel criada por Cristiane é perfeita para degustar um aperitivo antes do churrasco, manusear os alimentos e deixar as bebidas disponíveis aos convidados. “Sem contar o nicho que deixamos para a pequena adega de vinhos”, acrescenta. Na parte de cocção, o morador fez questão de contar com todos os adereços: o grill com vários tipos de grelhas é complementado pela robustez da coifa que ‘suga’ todos os odores antes que se espalhem pelo apartamento. Na área da pia, cuba de inox com profundidade, torneira gourmet e nichos para receber as louças utilizadas. “O efeito ripado na parte inferior da bancada ‘esconde’ os equipamentos da churrasqueira e permitem o respiro”, diz.
Preservado, o home office foi articulado onde antes era a varanda. A marcenaria foi o fio condutor para a execução dos armários, a bancada de trabalho e os painéis que revestem as paredes. E se nas áreas sociais a paleta neutra ditou o décor, a sobriedade dos tons escuros foi a tônica para o escritório – tão primordial nos dias de hoje. Para ampliar o conforto, a cadeira com regulagem para a ergonomia, a persiana rolo acionada em todo fechamento de vidro da varanda e a luminária, que pode ser acionada em situações oportunas.

A incorporação da varanda garantiu o espaço para o home office, localizado atrás do painel vazado na varanda integrada. / Foto: Carlos Piratininga 

A cozinha, também integrada a varanda, ganhou uma bancada ilha que garante funcionalidade | Foto: Carlos Piratininga




Na reforma, a cozinha surge como extensão da varanda gourmet, uma conexão valiosa, pensando na complementação que os ambientes exercem. “Ao mesmo tempo que está resguardada da movimentação de mais pessoas, os moradores podem preparar esses acompanhamentos do churrasco e realizar esse fluxo com muita tranquilidade”, explica a arquiteta. Com o conceito de praticidade, uma bancada ilha, realizada em Caesarstone Vanilla Noir, faz as vezes de apoio e é complementada pela marcenaria com gavetões para acomodar as louças. “E nessa multifuncionalidade, ela ainda acaba funcionando como uma mesa, ideal para aquele cafezinho rápido”, conta.
No espaço pequeno do lavabo, um décor moderno. Com o revestimento amadeirado das paredes, as protagonistas são as louças sanitárias pretas, com destaque para a cuba quadrada, que por sua vez é acompanhada pela coluna que a sustenta até o chão, e a torneira dourada advinda do teto.

Décor arrojado no lavabo do apartamento | Foto: Carlos Piratininga



Avançando para a ala íntima, o dormitório do casal denota uma atmosfera discreta e, ao mesmo tempo, muito primorosa. Na parede principal, a profissional substituiu o antigo papel de parede com uma mescla entre o revestimento cerâmico, com efeito 3D de pétalas, que foram elegantemente combinados com a cabeceira estofada. Falando da paleta de cores, o gradiente de cinza predominou e foi complementado pelo desenho da peça em serralheria: os nichos decorativos têm a base que transcende como uma continuidade que acompanha a cama como mesinhas de apoio (com gaveta) para cada um dos moradores.

No dormitório do casal, o piso de mármore Travertino nacional. A serralheria do móvel lateral e o rosé das luminárias mostram a versatilidade de materiais que podem compor o aconchego do ambiente | Foto: Carlos Piratininga



No forro, o projeto de iluminação privilegia a parte interna do armário, facilitando o momento de encontrar a roupa desejada ou decidir pela combinação que resultará no melhor look.

No armário, as portas deslizantes em perfil de alumínio com painéis em MDF melamínico, oferecem todo o espaço necessário para acomodar roupas e os objetos pessoais dos moradores | Foto: Carlos Piratininga



O banheiro do casal foi uns dos espaços favoritos deste projeto! Segundo a arquiteta, anteriormente, os clientes contavam com um ambiente todo em mármore e ficavam frustrados com o uso de alguns produtos de limpeza que danificaram os materiais com o passar dos anos. Agora, eles usufruem de uma verdadeira sala de banho sofisticada, distinta e resistente.  O preto marca presença na marcenaria e no porcelanato para revestir o ‘L’ da parte da bancada, bem como executar a bancada com a pia esculpida. Na área do box, o contraponto com o porcelanato branco. E os detalhes fazem a diferença: a sofisticação da torneira preta, o amplo espelho redondo e os pendentes.

No banheiro da suíte, os porcelanatos remontam às características do mármore | Foto: Carlos Piratininga



Para o dormitório da Gigi, o projeto precisava ser do jeitinho que ela queria: delicado, espaçoso para receber amigas, confortável para estudar, mas que também a acompanhasse em todas as etapas de seu crescimento. Com isso, a profissional inseriu alguns itens que destacam o aproveitamento de espaço. A multifuncionalidade da marcenaria foi o segredinho para Cristiane executar toda a estrutura: a execução da cama com gavetões que guardam as roupas de cama, os nichos assimétricos iluminados com LED e a escrivaninha para as tarefas online. 


No dormitório da Gigi, o projeto da marcenaria propiciou um espaço adequado para a mesa que recebe seu notebook, além dos livros e cadernos. A cadeira acompanha o cinza da marcenaria, que segue medidas que contribuem para o conforto ergonômico da pequena cliente. | Foto: Carlos Piratininga



No banheiro da pequena, a proposta era diferente: um ambiente claro e que refletisse mais de sua personalidade. Segundo a arquiteta, neste banheiro não houve a necessidade de executar mudanças de estrutura. A preocupação foi revisar a questão hidráulica e elétrica, além da impermeabilização. 

O delicioso ateliê da moradora | Foto: Carlos Piratininga



Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni:

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.
Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

 

Tel. (11) 3649 4900

www.cristianeschiavoni.com.br

@cristianeschiavoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário