BLOCO DA PRACINHA ON-LINE ESTREIA NO YOUTUBE - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

BLOCO DA PRACINHA ON-LINE ESTREIA NO YOUTUBE

 


Chico Buarque nos ensinou que amanhã há de ser outro dia. E apesar de você, corona, enquanto o futuro não chega, o Bloco da Pracinha segue se reinventando para não deixar passar em branco o seu aniversário de 15 carnavais. Nascido e criado na Praça Pio XI, no Jardim Botânico, o bloco com repertório totalmente infantil, idealizado pela produtora cultural Chris Martins, vai continuar a sua tradição de “concentra, mas não sai”.  Só que agora, no YouTube, no canal Barbara Lau  Música e Educação, da cantora e educadora musical que faz a direção musical do bloco há seis anos.  O Bloco da Pracinha on-line é um projeto contemplado no edital da Lei Aldir Blanc – Ações Locais, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

-  O primeiro carnaval do bloco foi em 2006 e não podia deixar passar seus 15 anos em branco. Por isso, veio a ideia de criarmos um evento virtual, para as crianças e seus pais pularem em casa – afirma Chris, que criou o bloco para pular com sua foliã mirim, a filha Carolina Martins Brandão,hoje, com 21anos.

Em vez de ganhar as ruas, o Bloco da Pracinha on-line está dividido em dois programas, com 10 minutos de duração cada, tendo como público alvo crianças até 10 anos que curtem carnaval, com seus pais. O primeiro estreia no YouTube dia 3 de fevereiro, quart-feira, a partir das 16h, e funcionará como um “esquenta” de carnaval.  Além da história dos 15 anos de folia na Praça Pio XI, contará com Barbara Lau ensinando a fazer um chocalho e promovendo momentos de interação com o ritmo da marchinha. Quem quiser acompanhar a oficina é só preparar uma garrafa pet pequena com tampa, fitas adesivas coloridas, além de miçangas ou grãos de alimentos como feijão e milho.

E no dia 6 de fevereiro, sábado, a partir das 10h, como é feito tradicionalmente há 15 anos, terá início o Bloco da Pracinha on-line. Serão 10 minutos de muita animação que irão proporcionar a sensação de estar na Pio XI, com Barbara Lau cantando aqueles clássicos que todo mundo gosta, em ritmo de marchinha, como ‘O Sapo não lava o pé’, ‘Mamãe, eu quero’, ‘Dona Aranha’, ‘Borboletinha’, além do Tema do Bloco, especialmente reformulado para esse momento on-line. A ideia é promover a interação entre as famílias e convidar todas as crianças a brincar com seus instrumentos e fantasias, para manter acesso o espírito folião, mesmo que do outro lado da telinha.

Mas Barbara Lau não estará sozinha na folia.  Através de recursos de edição, os músicos e crianças que a acompanham na Pio XI, estarão também presentes no bloco on-line, interagindo cantando e dançando.

- Jamais imaginei viver essa situação de estar longe das crianças, porém, não podemos perder a esperança jamais! Por isso, vamos realizar esse carnaval virtual com a mesma animação do presencial! Queremos que elas curtam o Bloco da Pracinha, mesmo dentro da telinha, por isso tudo foi pensado com muito carinho, desde o repertório até o cenário colorido e coreografias. – explica Barbara, cantora e educadora musical há 20 anos e há seis à frente do bloco.

Vai ter carnaval virtual? Vai, sim senhor! Então é só entrar no canal Barbara Lau Música e Educação, no YouTube, se inscrever e acionar o sininho. E as novidades podem ser acompanhadas também pelas redes sociais @BlocodaPracinha (facebook e instagram).

COMO TUDO COMEÇOU....

Foi em um carnaval de 2006, que a produtora cultural Chris Martins teve a ideia de criar um bloco de carnaval como antigamente, para as crianças pularem com seus familiares.  E assim surgiu o Bloco da Pracinha, que “concentra, mas não sai”, no sábado anterior ao carnaval, no horário de 10h e 14h.  A primeira edição contou com a bateria mirim do Santa Marta, os palhaços do Circo Pio Onzinho e oficina de customização de fantasias, comandada pelas moradoras do entorno, Tereza Nabuco, Rosa Geszti e Andrea Bacellar.

De lá para cá, o bloco contou com várias atrações, entre Meleka de Jacaré, Meninas do Nós, Circo Macaco Prego e até o DJ Marcelinho da Lua, já participou do carnaval infantil da Praça Pio XI, com um setlist próprio para a garotada. Até que um dia, Barbara Lau, cantora e educadora musical, apareceu na praça para ver o bloco e deu uma canja. No ano seguinte, apareceu para outra participação e foi ficando....

E lá se vão seis anos de pura animação, que ajuda a consagrar o evento como o principal bloco infantil do carnaval carioca, com um repertório totalmente voltado para turma pequena de 0 a 10 anos.  Para completar a brincadeira, Barbara montou uma banda formada só por arte-educadores. E a oficina de customização de fantasia hoje é comandada pelo Gato Mia e se reveza com a oficina de percussão. E todos brincam animados na Praça Pio XI.  Evoé, que o Bloco da Pracinha está na área! 


 SERVIÇO: BLOCO DA PRACINHA ON-LINE


Dia 3/02 – quarta-feira -a partir das 16h  - Esquenta carnaval infantil com  Oficina de instrumento e de  musicalização


Dia 6/2/2021, sábado, a partir das 10h 


Bloco da Pracinha - 15 anos de alegria da Praça Pio XI –com apresentação de Barbara Lau


Local: YouTube Barbara Lau  Música e Educação


https://www.youtube.com/channel/UClgnlqE2beUiEiS49ftNJVQ


Redes Sociais: @blocodapracinha (Facebook e Instagram)

Nenhum comentário:

Postar um comentário