Coletânea de contos africanos conecta novas gerações à ancestralidade - Ousados Moda

Destaque

terça-feira, 11 de agosto de 2026

Coletânea de contos africanos conecta novas gerações à ancestralidade

 Livro Africontos abre possibilidades de diálogo sobre cultura, identidade e educação afro-brasileira com crianças e jovens

Africontos resgata a tradição oral africana e leva às novas gerações histórias que ajudaram a preservar  ancestralidade, identidade e resistência de um povo. Em um momento em que escolas ampliam o trabalho com a história e a cultura afro-brasileira, em consonância com a Lei 10.639/2003, a nova obra da Cortez Editora oferece uma oportunidade de aproximar crianças, famílias e educadores de narrativas que continuam vivas na formação cultural do Brasil e abrem espaço para reflexões sobre pertencimento, diversidade e memória. 

A diversidade de olhares dos autores também amplia o alcance da obra. Participam da coletânea o saudoso especialista em literatura infanto-juvenil Celso Sisto; Edna Bueno, escritora que cresceu ouvindo histórias da roça à beira do fogão a lenha; Fabiano Moraes, professor de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo; Glauter Barros, jornalista carioca inspirado pelas narrativas familiares; Lenice Gomes, professora de História do agreste pernambucano; e Sunny, cuja vivência na Nigéria aproxima o leitor da tradição africana contada em sua terra de origem. Juntas, essas diferentes trajetórias revelam como a oralidade segue criando pontes. 

Reunindo contos populares da Nigéria, Gana, Angola, Senegal, Quênia, Tanzânia e outras regiões do continente africano, a coletânea apresenta versões recriadas por autores que preservam a força da tradição oral. São histórias que atravessaram o Atlântico, carregando não apenas palavras, mas também saberes, músicas, danças, tecnologias, costumes e modos de viver. A ancestralidade, transmitida de geração em geração, torna-se o fio que conecta a Terra Mãe ao presente. 

Ainda hoje, novos contos nos chegam dos lábios úmidos de narradores de África e da seiva embebida dessa terra sagrada que habita os modernos pergaminhos. (Africontos, p. 7) 

Mais do que entreter, os textos convidam à reflexão. Em "A mulher teimosa", recontado por Sunny, escritor nascido e criado na Nigéria, a narrativa diferencia persistência de obstinação e revela as consequências de ignorar a sabedoria dos mais velhos. Já "Porque os mosquitos zunem no ouvido da gente" evidencia como uma pequena mentira pode desencadear impactos sobre toda uma comunidade. Valores como solidariedade, humildade, inteligência, respeito à palavra dada e a valorização da vida acima dos bens materiais enriquecem as histórias. 

Africontos reafirma que preservar essas narrativas também é manter a memória coletiva. Como lembra um antigo provérbio africano citado na obra, "cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima". O livro responde a essa mensagem com um gesto de permanência: cultivar vivas histórias que resistiram ao tempo, atravessaram mares e continuam a formar leitores, a fortalecer identidades e a ampliar o diálogo sobre as contribuições africanas para a cultura brasileira. 

Ficha técnica  

Título: Africontos: contos que cruzam os mares 
Autoria: Celso Sisto, Edna Bueno, Fabiano Moraes, Glauter Barros, Lenice Gomes e Sunny 
ISBN: 9786555557329 
Formato: 16 x 23 x 1 cm 
Páginas: 56 
Preço: R$67,00 
Onde encontrar: Livraria da Travessa 

Sobre os autores 

 

Celso Sisto (1956–2024) foi escritor, ilustrador, contador de histórias e arte-educador, reconhecido como uma das principais referências da literatura infantil e da tradição oral no Brasil. Autor de mais de 30 livros para crianças e jovens, dedicou sua trajetória à formação de mediadores e contadores de histórias em todo o país. 

 

 

 

 

 

 

Edna Bueno é escritora carioca e dedicou-se integralmente à literatura desde 1999. Cresceu cercada por livros e pelas histórias ouvidas à beira do fogão a lenha durante as férias no interior, experiências que marcaram sua escrita e seu olhar para a tradição oral. Antes de ingressar na literatura, formou-se em Engenharia Química pela UFRJ.  

Instagram: @ednamlbueno 

 

 

 

 

 

Fabiano Moraes é escritor, contador de histórias e professor de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde forma novos educadores. Filho de um tipógrafo e de uma escritora, cresceu em uma família cercada por livros, e encontrou na escuta e no reconto de histórias o caminho para a literatura e para a educação.  

Instagram: @escritorfabianomoraes 

 

 

 

 

 

Glauter Barros é escritor, jornalista, ator, guia de turismo e contador de histórias. Desde a infância, alimenta sua imaginação com as narrativas contadas pela avó e com o incentivo dos pais à leitura. Sua trajetória reúne literatura, oralidade e artes cênicas em projetos voltados à formação de leitores. 

Instagram: @glauterbarros 

 

 

 

 

 

Lenice Gomes é escritora, professora de História e especialista em literatura infantojuvenil. Nascida no agreste pernambucano, transformou as memórias, os cantos populares e as tradições orais de sua terra em matéria-prima para mais de 50 livros. Também coordena projetos de incentivo à leitura e à contação de histórias. 

Instagram: @lenice_gomes 

 

 

 

 

 

Sunny (Ikechukwu Sunday Nkeechi) nasceu e cresceu na Nigéria, onde vivenciou desde a infância a riqueza da tradição oral africana. Radicado no Brasil, encontrou na língua portuguesa uma nova forma de compartilhar histórias e aproximar leitores brasileiros da cultura e dos ensinamentos de seu país de origem. 

Instagram: @escritorsunny  

 

 

 

 

Sobre a Cortez Editora: Foi a solidez do trabalho feito que estimulou a Cortez Editora a expandir e mostrar ao mundo toda a riqueza da cultura brasileira e a densidade ímpar de seus autores. Seu catálogo é referência nas áreas de Literatura Infantil e Juvenil, Educação, Serviço Social, Ciências da Linguagem, Ciências Sociais, Ciências Ambientais e Psicologia.  

Site: Cortez Editora | Instagram: Cortez Editora 
Youtube: TV Cortez | Facebook: Cortez Editora  

Nenhum comentário:

Postar um comentário