Projeto circula com roda de conversa e oficina de escrita criativa a partir do romance Fundo, incentivando mulheres a transformarem experiência em narrativa e denúncia
A atriz, escritora e dramaturga Beatriz Aquino apresenta o projeto “Fala, Mulher! – Itinerância sobre narrativas femininas”, com duas ações no Sul de Minas — Itajubá e Andradas. Cada encontro reúne roda de conversa (“A literatura como ferramenta de denúncia e transformação”) e oficina (“Narrativas Femininas”), estimulando mulheres cis e trans e pessoas não-binárias (16+) a escreverem suas próprias histórias, compartilharem vivências e fortalecerem redes de apoio.
A circulação tem como ponto de partida o romance Fundo (Laranja Original, 2023), obra em que a autora mergulha na memória, nos traumas e na superação, que traz um imaginário de água, fundo e superfície que se converte em linguagem de resistência.
Além do livro, Beatriz desdobra sua pesquisa no monólogo “Recortes – A mulher e seu corpo público”, trabalho documental que debate violência de gênero e objetificação, já apresentado em Minas, São Paulo e Nordeste.
“O Fala Mulher é um espaço itinerante que acolhe e estimula a expressão de nossas dores, nossas indignações buscando transforma-las em ferramentas de sensibilização, denúncia e protagonismo de nossas falas. Quando escrevi o livro Fundo contando os abusos sofridos na infância, quando criei a peça teatral Recortes – A Mulher e seu corpo público e subi no palco de um teatro da minha cidade e contei essa história em voz alta para toda a família e para um público de mais de duzentas pessoas, eu pensei; Finalmente tenho voz. Onde minha palavra não basta, a arte e a escrita vem e resolve, alcança. Isso aqui é algo muito poderoso”, conta a escritora.
O projeto é viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura / Sistema Nacional de Cultura / Ministério da Cultura – Governo Federal. As atividades reforçam a democratização do acesso à literatura, a escuta ativa e a formação de repertório crítico, com conteúdos práticos de escrita (personagem, estrutura e voz). As atividades terão LIBRAS e monitoria infantil para crianças.
A equipe de realização do projeto é composta por Beatriz Aquino como artista, tem produção executiva de Dani Vilas Boas, monitoria infantil de Andressa Rodrigues, fotografia de Grazi Ferreira e assessoria de imprensa e comunicação de Jéssica Balbino.
Serviço
- Itajubá | 17/10 às 14h
- Biblioteca Municipal Antônio Magalhães Lisboa
- Andradas | 28/11 às 14h
- Biblioteca Pública Municipal Délia Maria Risso de Souza
Classificação: 16+ | Público-prioritário: mulheres cis/trans e pessoas não-binárias; aberto à comunidade, com monitoria infantil
- Acessível em LIBRAS
- Acessibilidade de conteúdo: material digital com texto alternativo e contrastes adequados
Nenhum comentário:
Postar um comentário