Dia do Pão de Queijo -- Docente de Gastronomia ensina duas receitas da iguaria - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Dia do Pão de Queijo -- Docente de Gastronomia ensina duas receitas da iguaria

 

Além disso, Faculdade Senac - BH realiza concurso para escolha do melhor quitute
 

Em comemoração ao Dia do Pão de Queijo, celebrado em 17 de agosto, o Chef Renato Lobato, docente do curso Superior em Tecnologia da Gastronomia do Senac em Minas, que integra o Sistema Fecomércio MG, compartilha duas receitas dessa delícia mineira, que prometem agradar desde os fãs do tradicional até quem busca um toque de criatividade no preparo.
 

Receita do Pão de Queijo (tradicional)

Ingredientes:

  • 250 g de polvilho azedo
  • 250 g de polvilho doce
  • 120 ml de água
  • 120 ml de leite
  • 120 ml de óleo de soja
  • 1 colher (sopa rasa) de sal
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 250 g de queijo minas meia cura
  • 4 ovos

Modo de fazer: Em uma panela, coloque o leite, a água, o óleo, o sal e manteiga e deixe ferver. Escalde os polvilhos com este caldo e deixe esfriar, acrescente o queijo ralado e misture bem, coloque os ovos de um a um até dar o ponto. Modele os pães de queijo com a mão untada com óleo e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos. Sirva em seguida.
 

Pão de queijo com batata

Ingredientes:

  • 400 g de batata cozida
  • 100 ml de creme de leite
  • 2 ovos
  • 500 g de polvilho azedo
  • 125 ml de óleo
  • 100 ml de água
  • 1 colher (sopa rasa) de sal
  • 300 g de queijo minas ralado

Modo de fazer: Passe a batata pelo espremedor. Em uma panela, aqueça o creme de leite, o óleo e a água, escalde o polvilho. Acrescente a batata, o sal, os ovos e o queijo e misture bem. Faça bolinhas e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 25 minutos.
 

1º Concurso Melhor Pão de Queijo

Faculdade Senac em Minas - Belo Horizonte promove o 1º Concurso Melhor Pão de Queijo. Podem participar alunos do Curso de Cozinheiro, do Curso Superior e da Pós-graduação em Gastronomia e Práticas Alimentares da instituição.
 

A saborosa disputa contará com três categorias: Pão de Queijo Individual Tradicional, com uso obrigatório de Queijo Minas Artesanal (QMA) certificado; Pão de Queijo Individual Recheado, com liberdade de recheios e técnicas; e Versões Inclusivas, voltadas a restrições alimentares, respeitando características sensoriais do produto original.
 

A seletiva presencial acontece no dia 14 de agosto, das 13h às 18h, na Cozinha e Mezanino do Mercado Central. Os concorrentes apresentarão suas criações a uma banca formada por especialistas do setor gastronômico da capital mineira.
 

Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia

O Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, está em atuação em Belo Horizonte desde 1949.

 

Na Faculdade Senac em Minas - Belo Horizonte, localizada na Rua dos Goitacazes, 1159, Barro Preto, são ofertados o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia e a Especialização em Gastronomia e Práticas Alimentares.
 

A graduação possui professores com vivência profissional e turmas reduzidas, para um aprendizado mais individualizado. O curso tem duração de dois anos e diploma de tecnólogo reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O Senac mantém parcerias com instituições internacionais, que possibilitam intercâmbios acadêmicos e vivências no exterior. A estrutura curricular está organizada em três eixos: formação geral, técnica e de gestão, com mais de 50% da carga horária dedicada às atividades práticas. Os estudantes também participam de visitas técnicas, degustações e eventos gastronômicos de destaque em Minas Gerais, auxiliando chefs nacionais e internacionais.
 

A Especialização em Gastronomia e Práticas Alimentares, com carga horária de 360 horas, é voltada a profissionais graduados de diversas áreas que desejam liderar transformações no setor alimentício, incorporando tecnologias emergentes, princípios de sustentabilidade e uma abordagem criativa à gastronomia.

A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário