Washington, DC será palco das comemorações dos 250 anos dos EUA em 2026 - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

terça-feira, 1 de julho de 2025

Washington, DC será palco das comemorações dos 250 anos dos EUA em 2026

 


 

Com epicentro na capital dos EUA, eventos do America 250 prometem movimentar viajantes do mundo inteiro

Em 4 de julho de 2026, os Estados Unidos completam 250 anos desde a assinatura da Declaração de Independência. Batizada de America 250, a celebração deve transformar o país em um verdadeiro palco de experiências históricas, culturais e turísticas — com a capital Washington, DC liderando o espetáculo. 


A programação, batizada de America 250, acontece ao longo de todo o ano e combina festivais, shows, experiências imersivas e uma série de reaberturas e inaugurações de museus. Tudo isso em meio aos marcos da cidade, como o National Mall, o Lincoln Memorial e a rede de museus Smithsonian, símbolos da história americana. 


“Em 2026, não haverá lugar onde a celebração dos 250 anos dos EUA seja mais espetacular do que na capital do país”, afirma Elliott L. Ferguson II, presidente e CEO da Destination DC, entidade responsável pela promoção turística da cidade. “Só há um lugar onde os visitantes encontrarão a experiência completa para esta ocasião: uma programação especial, atrações imperdíveis, novidades, emoção, valor, a própria Declaração de Independência e formas de entender seu impacto em diferentes segmentos da população.” 


Washington, DC será o centro das atenções – e das reservas 

O calendário de 2026 será uma oportunidade única para aproveitar festivais, exposições e ativações especiais. Desde a primavera, com o National Cherry Blossom Festival, que refletirá o espírito de renovação e união, passando pelo verão, quando o Smithsonian 250th Festival celebrará a diversidade cultural do país, até o outono, quando o Trust for the National Mall planeja uma grande exposição ao ar livre — a cidade estará em festa durante todo o ano.  


Desfiles históricos, concertos ao ar livre, queima de fogos cinematográfica e exposições especiais no National Mall e na rede de museus Smithsonian estão entre as atrações mais aguardadas. Mas os bastidores da festa também têm um enredo estratégico: a cidade está investindo pesado em infraestrutura, experiências gastronômicas, roteiros culturais, inovação e hospitalidade


Mais de 75 instituições locais já estão envolvidas na organização, incluindo hotéis, restaurantes, museus, parques e centros culturais. Além da programação cívica e dos grandes festivais, a cidade prepara a abertura de novos espaços e experiências que vão redefinir o turismo na capital americana. 


Entre os eventos e novidades já confirmados estão: 


  • Presidents' Day (16 de fevereiro de 2026): celebrações em diversos pontos da cidade em homenagem aos presidentes dos EUA, com programações cívicas e atividades no National Mall e monumentos históricos. 
  •  
  • National Cherry Blossom Festival (20 de março a 12 de abril de 2026): festival que celebra a chegada da primavera e a amizade entre EUA e Japão, com desfiles, shows, experiências culturais e milhares de cerejeiras floridas — incluindo as 250 novas árvores plantadas no Tidal Basin como parte das comemorações. 
  •  
  • Memorial Day Festivities (23 a 25 de maio de 2026): fim de semana de homenagens aos militares americanos, com desfiles, concertos patrióticos e eventos no National Mall e Arlington. 
  •  
  • July 4th Spectacular on Penn Ave (3 e 4 de julho de 2026): festival de dois dias com apresentações artísticas, ativações culturais, food trucks e programação para famílias ao longo da Pennsylvania Avenue. 


  • A Capitol Fourth (4 de julho de 2026): tradicional concerto transmitido nacionalmente com orquestras, artistas de renome e um espetáculo de fogos de artifício sobre o Monumento a Washington. 


  • Smithsonian 250th Summer Festival (18 de junho a 12 de julho de 2026): festival de um mês no National Mall que transforma o espaço em uma celebração viva da herança cultural dos EUA, com experiências imersivas, atividades, tradições e histórias de diversas comunidades e perspectivas. 


  • DC JazzFest (2 a 6 de setembro de 2026): festival que celebra a diversidade e a tradição do jazz, com shows gratuitos e pagos em diversos pontos da cidade, incluindo apresentações no The Wharf. 


  • NMAAHC 10th Anniversary Celebration (24 de setembro de 2026 a 25 de janeiro de 2027): comemoração dos 10 anos do Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, com eventos, exposições especiais e programação cultural. 


  • Veterans Day (11 de novembro de 2026): cerimônias e homenagens aos veteranos americanos, com eventos no National Mall, Arlington e memoriais militares da cidade. 


  • Exposições especiais no National Museum of American History (ao longo de 2026): mostras que exploram temas como democracia, escravidão, mulheres na história dos EUA e o papel dos povos indígenas na formação do país. 

 

  • Eventos no Kennedy Center (programação ao longo de 2026): peças, concertos e espetáculos inspirados em marcos históricos, movimentos sociais e personalidades que moldaram os EUA. 


Novas atrações e experiências imersivas 


Além dos eventos, 2026 marca a estreia de grandes novidades na cidade. Entre os destaques estão: 


  • Reabertura do National Air and Space Museum em julho, após uma das maiores renovações da sua história, com cinco novas galerias, experiências imersivas e a reabertura do icônico IMAX Theater. 


  • Inauguração de um museu imersivo sob o Lincoln Memorial, que vai contar a história do monumento e seu papel nos movimentos pelos direitos civis nos EUA. 


  • Abertura do National Geographic Museum of Exploration, com exposições sobre exploração, aventura, ciência e meio ambiente. 


  • Renovação completa do Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, incluindo novos espaços expositivos e jardins interativos. 


  • Novo museu interativo no National Archives, com mais de 10.000 metros quadrados, onde estarão em exibição documentos originais como a Constituição dos EUA, a Proclamação de Emancipação e a 19ª Emenda, que garantiu o direito de voto às mulheres. 


  • Lançamento do 51 Steps to Freedom, um tour interativo por realidade aumentada que convida visitantes a explorar a história da liberdade em DC. Com um app gratuito, os usuários desbloqueiam conteúdos digitais, músicas, vídeos e relatos históricos enquanto caminham pela cidade. 


Gastronomia, hospedagem e entretenimento de alto nível 


O cenário gastronômico e hoteleiro também acompanha o ritmo das celebrações: 


  • Mais de 30 novos rooftops inaugurados desde 2020, incluindo espaços como o Dome at Hi-Lawn e o Ciel Social Club no Washington Marriott Capitol Hill


  • A chegada do sofisticado hotel Sixty DC, em Dupont Circle, com bares e restaurantes descolados como o Casamara, de cozinha mediterrânea, e o Reynold’s, especializado em coquetelaria. 


  • Novos restaurantes de chefs renomados, como o Marcus DC, do estrelado Marcus Samuelsson, celebrando a culinária afro-americana; o Willowsong, do premiado chef Jeffrey Williams; e o glamouroso The Occidental, reimaginado pelo restaurateur Stephen Starr. 


Uma viagem histórica — e com planejamento essencial 


Para quem sonha em fazer parte desse momento único, a recomendação é clara: planejamento é fundamental. A alta demanda por voos, hotéis e ingressos para eventos já é realidade nas principais cidades fundadoras dos EUA — como Filadélfia, Boston e Washington, DC


Brasileiros interessados na celebração devem ficar atentos a pacotes de viagem com foco em história, cultura e experiências imersivas, já oferecidos por operadoras especializadas. A proximidade da data também deve impulsionar campanhas promocionais junto ao público latino-americano, além de ofertas específicas para quem pretende viajar na baixa temporada. 


Mais informações sobre a programação completa e atualizações estão disponíveis no site oficial: dc250.us/history 


Sobre Destination DC 


Destination DC é a organização oficial de marketing de destino da capital dos Estados Unidos. Privada e sem fins lucrativos, a instituição tem a missão de promover Washington, DC como um destino global para convenções, turismo e eventos especiais. Com um foco especial nas ricas comunidades artísticas, culturais e históricas da região, Destination DC conecta visitantes ao melhor que a cidade tem a oferecer. Para saber mais, acesse washington.org


Sobre a Imaginadora!


Liderada por Marjori Schroeder e Ana Donato, a Imaginadora! é uma agência de marketing para turismo, relações públicas e eventos com ampla experiência na promoção de destinos e marcas. Com 18 anos de atuação, a empresa desenvolve estratégias para governos, empresas e organizações do setor, fortalecendo a presença de destinos turísticos por meio de storytelling, parcerias e ações direcionadas. Para saber mais, acesse imaginadora.com.br e nosso perfil no Instagram @imaginadora_brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário