Primeiro álbum solo de Rita Lee é homenageado por novas gravações na segunda temporada de “Os Ímpares” - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Primeiro álbum solo de Rita Lee é homenageado por novas gravações na segunda temporada de “Os Ímpares”

 

Juliana Linhares e Nina Becker homenagearam Rita Lee (Créditos: Divulgação/Curta!


O primeiro álbum solo de Rita Lee, “Build Up”, foi lançado em 1970, representando os primeiros passos que levariam a cantora ao título de ‘rainha do rock brasileiro’. Mais de meio século depois, duas faixas do álbum ganham outra vida nas vozes de Juliana Linhares e Nina Becker, artistas da nova cena musical, no segundo episódio da segunda temporada de “Os Ímpares”, série original e exclusiva do Curta!.
 

Viabilizada pelo canal através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), a produção é dirigida por Isis Mello e Henrique Alqualo, e a direção musical é assinada por Felipe Pinaud. A série conta a história de álbuns de ícones da música brasileira que, quando foram lançados, não tiveram o devido reconhecimento da crítica ou do mercado, mas se tornaram peças fundamentais da música nacional. São dez episódios que resgatam os discos e dão a eles nova vida, com releituras feitas por nomes da cena musical como Clara Buarque, Roberta Sá, Xande de Pilares, BNegão, Otto, Leoni, Lan Lanh e Chico Brown. Além de mostrar os bastidores da regravação de duas músicas, os episódios trazem curiosidades sobre o álbum.
 

O episódio que leva o nome da cantora mostra que o álbum foi concebido primeiramente como um musical, e depois se torna um disco lançado quando Rita Lee tinha apenas 22 anos. À época, não foi um sucesso comercial, mas se tornou uma pérola da música brasileira, com uma sonoridade ousada, potente e com letras que até hoje encantam fãs e inspiram outros artistas.
 

Uma dessas artistas é Juliana Linhares, convidada para a releitura de “Viagem ao fundo de mim”. Num encontro de gerações, a cantora potiguar define Rita como referência e, ao ressaltar a importância dela para seu crescimento artístico, destaca sua inovação na composição das canções.
 

“Saio muito inspirada por Rita Lee. Fico muito feliz em ouvir este álbum; ela está cantando muito. E essa mistura de som que ela faz, o deboche como coloca nas entrelinhas coisas muito políticas e interessantes. É um álbum que já fala de construir a imagem de si”, afirma.
 

A outra faixa regravada é “Tempo Nublado”, na voz de Nina Becker, fã da cantora desde a infância. O momento foi especial para a artista que, numa estante em casa, guarda como carinhoso souvenir um molde do vinil de “Build Up” que não chegou a ser prensado. No episódio, acompanhamos o processo que levou à nova versão da música.
 

“O álbum tem essa coisa meio dramatúrgica de personagens, tem narrativas fechadas e composições que, para qualquer criança, é um prato cheio”, recorda Nina.
 

Com vários sons, passeando entre gêneros, e com letras que brincam, denunciam e emocionam, “Build Up” é prova do talento de Rita Lee, que tem seu legado eternizado na série.
 

“O ‘Build Up’ é a prova de quão tropicalista a Rita é. Acho que esse disco não foi entendido pois era muito rebelde na essência. Essa carinha linda, loirinha e, de repente, entrega esse disco”, afirma o jornalista e escritor Guilherme Samora.
 

“Os Ímpares” é uma produção da Das Minas Produções. O episódio pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Segundas da Música, 14 de julho, às 21h.


 

Segunda da Música – 14/07

21h - “Os Ímpares” - Segunda Temporada (Série) - Episódio: “Rita Lee” - INÉDITO E EXCLUSIVO

“Build Up”, primeiro álbum solo da eterna rockstar Rita Lee, surgiu como um projeto fashion da gravadora, mas revelou composições marcantes e o início de sua trajetória solo, com o hit “José”, presente de Nara Leão. Nina Becker e Juliana Linhares prestam um tributo vibrante à ousadia e à revolução que Rita sempre foi. Direção: Henrique Alqualo e Isis Mello Duração: 27min Classificação: 10 anos Horários Alternativos: dia 15 de julho, às 01h e às 15h; dia 16 de julho, às 09h; dia 19 de julho, às 20h15; dia 20 de julho, às 12h45 

PROMO: Link

FOTOS: Link

 

Terças das Artes - 15/07

22h - “Toulouse-Lautrec, o Indescritível” (Documentário)

Ambicioso pintor, desenhista e brilhante artista de cartazes, Henri de Toulouse-Lautrec narrou sua época com ganância insaciável. Dos cabarés de Pigalle aos bordéis, este observador cáustico e provocador lança um olhar cheio de paixão e humanidade sobre as mulheres que conhece. Este documentário traça a jornada de um artista visionário com uma liberdade feroz que revela, por trás das festas e do brilho, a imensa solidão da condição humana. Direção: Gregory Monro Duração: 52min Classificação: Livre Horários Alternativos: dia 16 de julho, às 02h e às 16h; dia 19 de julho, às 12h; dia 20 de julho, às 19h 

PROMO: Link 

FOTOS: Link 

Quarta de Cinema – 16/07

21h30 - “Na Trilha do Cinema” (Série) - Episódio: “Flavia Tygel” - INÉDITO E EXCLUSIVO

Neste episódio, o músico e produtor André Abujamra conversa com a compositora Flávia Tygel, que assinou, entre outras trilhas sonoras, as dos filmes da diretora documentarista Suzana Lira, como “Nada Sobre Meu Pai” e “Torre das Donzelas”. Flávia também conta como foi o trabalho para fazer a música de “Meu Casulo” (2023) e “As Polacas” (2023). Direção: Hewelin Fernandes Duração: 24min Classificação: 10 anos Horários Alternativos: dia 17 de julho, às 1h30 e às 15h30; dia 18 de julho, às 09h30; dia 19 de julho, às 19h45; dia 20 de julho, às 12h15 

PROMO: Link

FOTOS: Link

 

Grupo Curta!

• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 5 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.
 

• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades -- que estreiam a cada mês --, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A assinatura tem o valor de R$ 14,90/mês.
 

• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.
 

• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo.
 

• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.

• A Curta! Cine-Distribuidora visa impulsionar a produção nacional de longas-metragens oferecendo apoio estratégico diferenciado a projetos de ficção e documentário para o público adulto.


• O Curta! Humanidades e o Curta! Música & Artes são os canais FAST do Grupo Curta!. Com mais de 70 horas de programação por canal, é uma oportunidade do público assistir gratuitamente a uma seleção especial dos documentários do Canal Curta!. Estão disponíveis no TCL Channel, app presente nas smart TVs da TCL, nos canais 3445 (“Curta! Humanidades”) e 3465 (“Curta Música & Artes”).
 

Para mais informações entre em contato:

João Gabriel Penalva:: joao.penalva@agenciafebre.com.br 21 24 99225-8167
Katia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.com.br 21 99978-2881
Ou curta@agenciafebre.com.br 

Siga-nos no Instagram e no Linkedin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário