Ainda dá tempo de visitar “O Jardim do Círculo de Pedras”, de Luciano Zanardo, nas últimas semanas de CASACOR SP - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

terça-feira, 22 de julho de 2025

Ainda dá tempo de visitar “O Jardim do Círculo de Pedras”, de Luciano Zanardo, nas últimas semanas de CASACOR SP

 

A mostra acontece até 03/08, no Parque da Água Branca. Para quem ainda não teve a oportunidade de visitar o maior jardim da edição, com 370 m², o paisagista apresenta um espaço repleto de significados. Cinco grandes pedras sedimentares, com cerca de 2 toneladas cada, compõem o círculo inspirado em estruturas como o famoso Stonehenge

Divisões do Jardim do Círculo de Pedras, atração desta edição do evento / Foto: Bia Nauiack


Quem ainda não visitou a CASACOR SP 2025 tem mais alguns dias para conferir de perto os mais de 70 ambientes da maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. Um dos destaques desta edição é o Jardim do Círculo de Pedras, idealizado por Luciano Zanardo, que representa um refúgio para desacelerar corpo e a mente em total harmonia com a natureza.


O projeto paisagístico é composto por hall de entrada, fireplace, dois lounges e o círculo de pedras, estrutura protagonista que dá nome ao espaço. Totalmente integrado com as espécies existentes no parque, esse cenário tranquilo transmite a ideia de ser abraçado pela vegetação presente com uma atmosfera que estimula a reconexão do ser humano. Confira detalhes:


Obra “Kuñataí”, criação do Studio Ceiba, no hall de entrada e fireplace para os dias frios | Fotos: Bia Nauiack


Hall de entrada

Uma vistosa palmeira surge para dar as boas-vindas aos visitantes logo na chegada. A obra de arte “Kuñataí” (que, em guarani, significa mulher indígena), é uma criação do Studio Ceiba. A partir da técnica Trencadis, a peça é composta por pequenos pedaços de cerâmica reciclada aplicados sobre uma escultura de polipropileno e argamassa, trazendo uma proposta sustentável.


Fireplace

Para os dias e noites de temperaturas mais amenas, há um espaço que abriga uma charmosa lareira. No trajeto do jardim de Zanardo e conectado com o fireplace, os visitantes poderão conhecer a Tiny House, loft vizinho de autoria do designer de interiores Henrique Freneda.


Lounges

Os dois lounges receberam o mobiliário da marca Modalle. As peças selecionadas são resistentes e voltadas para a permanência em áreas externas. Essas criações têm a assinatura de grandes designers nacionais, unindo estética e funcionalidade. Entre os exemplos, estão os móveis assinados por Ibanez Razzera, como os Balanços Samambaia e as Chaises Oca. Já Jayme Bernado assina o Módulo Dolce far as cadeiras Intermezzo que ficam na área de refeições ao ar livre.


Lounge com móveis assinados por Jayme Bernardo, Victor Leite e Ibanez Razzera | Fotos: Bia Nauiack


Há também as Mesas Tempo, de Victor Leite. poltrona Penedo é uma criação da equipe de designers da Modalle. Ainda falando da sonorização, no mesmo lounge onde ficam as chaises, há o mobiliário outdoor Oásis, da Magna Audio.


Lounge com a presença das Chaises Oca, de Ibanez Razzera | Foto: Bia Nauiack


Círculo de Pedras

Situada em uma área de clareira, a grande estrutura é composta por cinco pedras sedimentares (com cerca de 2 toneladas cada) vindas diretamente do nordeste brasileiro – todas fornecidas com exclusividade pela empresa Cristiane Pedras. Sua atmosfera cercada de mistérios teve inspiração nos círculos históricos encontrados pelo mundo, nesse mesmo estilo, que costumam ser associados a portais energéticos do passado. O mais famoso Stonehenge, na Inglaterra, é um dos monumentos mais antigos existentes (Período Neolítico). Outro exemplo é o Círculo de Pedras do Sítio Arqueológico do Rego Grande no Amapá, conhecido como o “Stonehenge Brasileiro” (com cerca de 1000 anos). “Tais locais guardam histórias místicas, que contam um pouco sobre a nossa evolução”, revela.


Foto 1: Círculo de Pedras visto de cima. Foto 2: Uma das pedras sedimentares, que pesa cerca de 2 toneladas. Foto 3 – O paisagista em seu espaço | Fotos: Bia Nauiack


O paisagista evidencia a conexão do ser humano com o natural, assim como celebra o amor entre os seus semelhantes. “O Círculo de Pedras ensina que uma cultura de paz não é uma pirâmide de poder, mas sim um círculo em torno de um centro vazio, onde todos podemos participar e dar as mãos. A paz emerge do equilíbrio entre diferentes seres e arquétipos – portanto, nunca poderá ser alcançada mediante a exclusão e a luta contra qualquer aspecto da vida”, reflete.


Vegetação

A proposta principal do jardim é exaltar tudo o que já existe, levando em consideração que a mostra ocorre no Parque da Água Branca. Entre os destaques estão espécies de árvores e plantas como Mangueiras, Palmeiras, Pau Ferro, Espatódeas e Guaimbês. Para criar a composição, Zanardo também escolheu espécies que tivessem sinergia com o cenário existente e, para isso, trouxe palmeiras exóticas.


O paisagista Luciano Zanardo criou uma harmonia visual entre as peças de design e a vegetação | Foto: Bia Nauiack


Iluminação

Os efeitos de luz representam um show à parte, com a expertise da empresa Natilux presente no jardim. Especialmente para a CASACOR, a marca traz o lançamento da coleção Encontro, com luminárias desenhadas pelas arquitetas Renata Pati e Juliana Antunes, do Estúdio Linha, e pela designer Tais Francelli, da Fina Oficina.


Sustentabilidade

Seguindo a proposta de reaproveitamento de recursos, o paisagista apresenta o piso drenante Ekko Plus Organic, da Castellato, que está assentado sem contrapiso e percorre todo o caminho do jardim. Já no lounge maior, o piso Matéria (tamanho 1 x 1 m), também da Castellato, é produzido com restos de louça da Deca que foram descartadas, fruto de uma parceria sustentável.


SERVIÇO - CASACOR São Paulo 2025

Onde: Parque da Água Branca - Rua Dona Ana Pimentel, 37 portaria G4 do PAB

Quando: até 03 de agosto de 2025

Horário de funcionamento do evento: Terça a domingo das 11h às 21h

Horário bilheteria: Terça a domingo* das 11h às 19h

* fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário. A visita poderá

acontecer até às 21h. 

Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/sao-paulo-2025 


Sobre Luciano Zanardo

Luciano Zanardo, que comanda a Zanardo Paisagismo, atua no mercado de paisagismo corporativo e residencial, cuidando pessoalmente de cada projeto, imprimindo seu toque em todas as suas obras. A paixão pelo paisagismo surgiu quando cursou Biologia em Bauru, no interior de São Paulo. Já na capital paulista, estudou na Escola Panamericana de Artes e no IBRAP (Instituto Brasileiro de Paisagismo), onde aperfeiçoou seus conhecimentos na área.

 

Atualmente, seu escritório conta com uma equipe altamente qualificada de profissionais e também de parceiros nas áreas de arquitetura e design de interiores, oferecendo estrutura necessária para garantir a qualidade de cada projeto executado. Seu trabalho tem como característica essencial a simplicidade, sem deixar de lado a sofisticação, fazendo o melhor uso dos recursos naturais, o que resulta em um paisagismo de bom gosto e com características sustentáveis. Somado a isso tudo, um atendimento ágil e extremamente focado, buscando sempre trazer inovações para atender às necessidades de seus clientes. Seus projetos inspiradores, pautados pela brasilidade, denotam a importância dos jardins e a forma pela qual eles tornam nossas vidas mais prazerosas e harmônicas. 


Site: www.zanardopaisagismo.com.br

Instagram: @zanardopaisagismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário