Exame é fundamental para prevenir problemas renais - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

terça-feira, 11 de março de 2025

Exame é fundamental para prevenir problemas renais

 

Progressão da doença renal crônica pode ser controlada, afirma médico do Seconci-SP

 

Por ocasião do Dia Mundial do Rim (13 de março), o dr. Paulo Fischer, urologista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), destaca o tema desta campanha de conscientização sobre a doença: “Seus rins estão ok? Faça exame de creatinina para saber”.


“Estima-se que, no Brasil, cerca de 50 mil pessoas com doença renal morrem precocemente por ano, antes de ter acesso à diálise ou ao transplante. Daí a importância de se realizar um exame laboratorial de sangue ou urina, nos quais se dosa a concentração de creatinina”, afirma o dr. Fischer.


Segundo o médico, a doença renal crônica se caracteriza por lesão irreversível nos rins. Mas se for diagnosticada de forma precoce, sua progressão pode ser controlada, na maioria dos casos.


Órgãos vitais

Os rins são órgãos vitais que têm por funções: regular a pressão arterial, filtrar o sangue; eliminar toxinas, excesso de água e sais, e produzir hormônios que evitam anemia e enfermidades ósseas. A doença renal crônica é a lesão que se mantém por três meses ou mais, provocando problemas como hipertensão, disfunções vasculares, hemorragias e anemia.


De acordo com o especialista, no início a doença renal crônica é silenciosa, não apresenta sintomas ou eles são poucos e inespecíficos. Os sintomas mais comuns são inchaço, perda de apetite, cansaço excessivo, anemia e pressão alta. Os principais causadores da doença são diabetes e hipertensão.


“Se houver demora em realizar o exame, pode acontecer de o diagnóstico só sair quando os rins já estiverem com seu funcionamento bastante comprometido”.


Prevenção e tratamento

Para prevenir, retardar e controlar a doença, o dr. Fischer recomenda principalmente reduzir o sal na alimentação, beber 2,5 litros de água por dia, controlar o nível de açúcar no sangue, monitorar a pressão arterial, praticar exercícios físicos, alimentar-se com uma dieta saudável, controlar o peso e evitar o tabagismo e a automedicação.


O tratamento é com medicamentos, mudanças de hábitos e dietas. Nos casos mais avançados, o paciente passa por diálises para filtrar o sangue, e ingressa na fila por transplante renal.

Sobre o Seconci-SP

O Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP) é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, criada em 1964 com o objetivo de oferecer assistência à saúde para trabalhadores da construção civil e seus familiares. Com sede em São Paulo, a instituição mantém Unidades Ambulatoriais em diversas cidades do estado, realizando mais de 2 milhões de atendimentos anuais em serviços médicos, odontológicos, exames complementares e de apoio. Além disso, há mais de 25 anos, o Seconci-SP presta assessoria a empresas de diversos setores na gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), com equipe técnica especializada.

 

O Seconci-SP também se destaca pela sua experiência na gestão de saúde pública. Em 1998, foi convidado a integrar a primeira geração de Organizações Sociais de Saúde (OSS) do Brasil e, desde então, gerencia diversos equipamentos públicos de saúde, incluindo sete hospitais, nove Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Taubaté, o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi II) e o Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Insumos de Saúde (Ceadis). 

 

Desde 2008, o Seconci-SP é responsável pela gestão dos territórios Penha e Ermelino Matarazzo, na cidade de São Paulo, abrangendo 53 equipamentos de saúde e mais de 70 serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário