Natura Musical apresenta "Meio do Céu Em Leão", primeiro single do álbum AFROGLOW, de Ianaê Régia - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

terça-feira, 30 de maio de 2023

Natura Musical apresenta "Meio do Céu Em Leão", primeiro single do álbum AFROGLOW, de Ianaê Régia

 

crédito - Afrovulto

 


 

‘Meio do Céu Em Leão’ é o primeiro single de 'AFROGLOW', primeiro álbum de carreira da artista gaúcha Ianaê Régia que, logo de primeira, teve seu projeto aprovado pelo edital Natura Musical. Com inspiração astrológica, Meio do Céu é a referência no mapa astral de uma pessoa sobre onde ela se projeta profissionalmente, sendo o meio do céu da Ianaê Régia em Leão expressa qualidades em seu campo artístico como brilho, autoconfiança e magnetismo. A faixa, um Pop/R&B, tem a produção musical assinada por Bianca Rhoden, produtora, compositora e multiinstrumentista de Porto Alegre, responsável não só por essa faixa, mas por toda direção e produção musical do álbum. O lançamento está previsto para o dia 26 de maio, que além de ser aniversário da Ianaê Régia, também são dois dias antes do Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. A data é um marco importante para o trabalho uma vez que essa faixa abre caminhos para uma das mensagens mais marcantes de AFROGLOW: a saúde mental da população negra.

 

“O direito ao afeto nos foi retirado, e eu preciso que os indivíduos da minha comunidade possam ter lugares de acolhimento, onde possam ser vulneráveis e de fato, cuidados. E assim, lembrar do seu destaque, da sua potência e do seu brilho individual. Eu quero o meu povo sendo lembrado em vida!” relata Ianaê Régia. Com uma infância e adolescência marcadas por abusos e violências, diagnosticada com depressão, ansiedade e transtorno de personalidade, a artista enfrenta uma grande luta contra si mesma e a arte tem sido parte desse pacote de cuidados. Além da arte, os encontros de cura com a comunidade negra também proporcionaram momentos de compreensão sobre uma nova forma de militância. A música vem como um hino de fortalecimento, de dentro para fora, essa é a primeira bandeira que a artista levanta em oposição à luta sistêmica como um convite ao acolhimento entre os seus e de lembrança à necessidade do cuidado e do afeto.

 

Com referências visuais de artistas como Solange e da segunda temporada da série ‘Euphoria’, o videoclipe foi dirigido por Thainá Silva e traz como principal elemento a mensagem de acolhimento e afeto, mulheres negras reunidas em movimentos de união e cuidado mútuo, intercalados por muito brilho e enaltecidas pelo glamour da estética ‘AFROGLOW’ que Ianaê Régia vem construindo. “Meu Meio do Céu é em Leão. O encantamento que causa, os olhares curiosos que provoca…Tudo isso se intensifica no âmbito profissional. Essa música é um resumo do ‘AFROGLOW’ e também uma mensagem a respeito da nossa realeza black, do nosso destaque, da nossa potência e da nossa finésse”, explica Ianaê Régia.

 

O álbum ‘AFROGLOW’ tem lançamento previsto para julho deste ano e foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura), ao lado de As Águas São Nossas Irmãs, Cristal, Festival Rap Contra o Frio e Festival Cabobu - A Festa dos Tambores, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 50 projetos até 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira, como Cristal, Zudizilla, Dessa Ferreira, e os coletivos Tem Preto no Sul e Circuito Orelhas.“Natura Musical acredita na potência da música como veículo de bem estar e transformação individual, das relações e do mundo. Projetos como esse são capazes de despertar emoções, ecoar narrativas e inspirar atitudes capazes de projetar um futuro mais plural, inclusivo e sustentável”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

 

Sobre Ianaê Régia
Artista nascida no interior do Rio Grande do Sul, criada na favela e que atualmente reside em Porto Alegre. É cantora, compositora, performer e estudante de música na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Começou a cantar aos 13 anos de idade na igreja e durante a adolescência participou de bandas covers em bares. Já no autoral, seu repertório é marcado por melodias que exploram sua personalidade e extensão vocal, permeado principalmente pelos gêneros R&B, Neo-Soul e Jazz. Entre o orgânico e o eletrônico, tem como proposta despertar o groove interno do público. Em 2020, Ianaê Régia lançou o projeto “Devir: Conexão Corpo-Cidade”, com um clipe e uma temporada de podcast de caráter educativo sobre luta antirracista. Em maio de 2021, lançou o single e o clipe “Edredom” e, em agosto, o single e o clipe “Flerte”, projeto concebido dentro do “Cores do Sul”, a primeira coletânea musical LGBTQIAP+ do Rio Grande do Sul que potencializa as vozes de 4 artistas do estado. Em 2023, contemplada no edital Natura Musical, ela prepara o álbum “AFROGLOW” no qual irá explorar o Pop, R&B e Trap, em um trabalho que marca sua reconexão consigo e com a comunidade negra.

 

Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.


Nenhum comentário:

Postar um comentário