Lavar e armazenar arroz: existe uma forma correta? - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

sábado, 26 de novembro de 2022

Lavar e armazenar arroz: existe uma forma correta?

 

Algumas pessoas começam a cozinhar na adolescência, enquanto outras encaram o desafio somente na fase adulta. Mas uma coisa é certa: um dos primeiros alimentos que aprendem a preparar é o arroz. Afinal de contas, o grão possui uma imensa versatilidade dentro da gastronomia e leva apenas alguns minutos para ficar pronto. Entretanto, por mais que necessite de pouquíssimos ingredientes, ainda surgem algumas dúvidas a respeito da maneira correta de preparar e armazenar o cereal.

Água e sal. Essa é a base de um arroz tradicional, por mais que algumas pessoas gostem de incrementar e adicionar azeite, alho e mais algum tempero. Contudo, é no momento de colocar o grão na panela que a principal dúvida chega: deve-se lavar o arroz antes ou apenas despejar direto no recipiente? A resposta para essa pergunta – que sempre gera discussão – varia conforme o gosto pessoal de cada um.

Exceto na versão integral, os produtos da Kiarroz – marca da Fumacense Alimentos – são submetidos ao processo de brunimento, o polimento dos grãos. Nesse cenário, ao lavar o arroz parboilizado e branco antes de cozinhar, o consumidor está retirando uma espécie de farelo restante do processo, que fica grudado no cereal.

“É por esse motivo que a água do arroz sai com uma cor mais branca, mas essa película pode ser consumida sem problemas. Nesse caso, se a preferência for por um arroz mais empapadinho, o indicado é levar o arroz direto ao fogo, uma vez que o farelo irá grudar mais um grão no outro. Já se desejar um arroz mais soltinho, o ideal é lavar os grãos antes de levar ao fogo”, explica o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Jean Alexander Marquardt.


Armazenamento

Na Fumacense Alimentos, por exemplo, os pacotes de arroz ficam armazenados em locais protegidos de intempéries, o que contribui para que nenhum tipo de deterioração do grão aconteça. Dessa maneira, os consumidores devem tomar o mesmo cuidado a partir do momento que levam o alimento para casa.

Ou seja, mesmo com a embalagem fechada, a pessoa deve escolher um local sem umidade, calor e incidência de luz solar para guardar o arroz. E, depois de aberto para a utilização em alguma receita, o cuidado com o grão deve ser intensificado.

“Recebemos muitas ligações e mensagens perguntando a forma correta de armazenar. O que muitos não imaginam é que esse fator implica diretamente na qualidade final do produto. Às vezes, o arroz pode ficar com um cheiro estranho que, mesmo depois de lavado, interferirá no gosto da comida. Então, tão importante quanto o preparo correto, é a forma como guardamos o arroz”, destaca Maquardt. 


Sobre a Kiarroz

Presente em inúmeros estados e comercializada em milhares de pontos de venda em todo o Brasil, a marca Kiarroz é pioneira e a mais antiga da Fumacense Alimentos. Nas últimas cinco décadas, grande parte da trajetória de sucesso da empresa é creditada à marca, que possui renome nacional e, nos últimos anos, foi reconhecida com inúmeras premiações.

Surgindo junto com a empresa em 1970, a marca oferece o arroz na versão polido, parboilizado integral e parboilizada polido. Além disso, a Kiarroz também dispõe de farinhas à base do cereal nas versões tradicional e integral, indicadas para pessoas com intolerância ao glúten. 

Juntamente com o Criciúma Shopping, a Mark At Place e a JS Empreendimentos, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.


Texto e fotos: Catarina Bortolotto

Um comentário:

  1. Eu sempre confiro na embalagem, pq alguns empapam se lavar, amei a dica
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir