Mesmo com avanços em iluminação pública, 670 milhões de pessoas poderão não ter acesso à energia elétrica em 2030 - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Mesmo com avanços em iluminação pública, 670 milhões de pessoas poderão não ter acesso à energia elétrica em 2030

 


 Mesmo com o processo de modernização dos parques de iluminação pública com a implementação da tecnologia LED em diversas cidades, o relatório Traking SD7: The Energy Progress Report 2022, que acompanha a evolução na distribuição de eletricidade, aponta que, atualmente, 733 milhões de pessoas no mundo não têm acesso à energia elétrica e projeta que, se não houver maior progresso na garantia de energia acessível, sustentável e moderna, em 2030, 670 milhões permanecerão sem o recurso, dificultando o cumprimento da meta de uma das 17 diretrizes da Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 2030), que visa assegurar o uso universal de energia.

Fruto da parceria do Banco Mundial, Organização Mundial da Saúde (OMS), Divisão de Estatísticas da Nações Unidas (UNSD), Agência Internacional de Energia (IEA) e Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), o estudo traz números preocupantes, mesmo com novas tecnologias despontando no setor. Em comparação com o levantamento de 2021, houve aumento de 10 milhões de habitantes na estimativa dos que continuarão sem luz daqui a sete anos. Entre os motivos, estão os impactos no ritmo do progresso causados pela pandemia da covid-19 e pela Guerra da Ucrânia, que têm afetado a economia global.

 

Os desafios no Brasil

O aumento da instalação de sistemas de iluminação pública mais modernos (com tecnologia LED), econômicos, eficientes, com maior vida útil, menor impacto ambiental e que contribuam para a segurança dos cidadãos é o principal desafio das Parcerias Público-Privadas (PPPs).

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Iluminação (Abilux), dos 19 milhões de pontos de iluminação pública existentes no Brasil, 4 milhões já foram modernizados, o que representa mais de 21%. “Hoje cerca de 90% das fontes de luz e perto de 100% das luminárias comercializadas utilizam LEDs. Estamos no caminho certo. O que ajudaria a acelerar seria uma legislação que objetivasse governos em todos o níveis a aplicarem produtos mais eficientes e com controles”, destaca Isac Roizenblatt, diretor técnico da asssociação. 

Em São Paulo, por exemplo, a substituição das lâmpadas de vapor de sódio pela tecnologia LED já ultrapassa os 541 mil pontos de iluminação pública, o que corresponde a um percentual de 88% dos postes, segundo informações da Coordenadoria de Gestão da Rede Municipal de Iluminação Pública (Ilume) divulgadas pela Abilux.

Centros urbanos como Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Macapá, entre outras, além de municípios em regiões litorâneas e interior de diferentes estados também estão sendo modernizados. A redução no consumo de energia nas cidades, pode ultrapassar 50%, alcançando 70% em alguns casos, de acordo com a Abilux.   

“Uma de suas maiores vantagens é a eficiência energética, que chega hoje a cerca de 180 lúmens por watt consumido, ou seja, algo em torno de dez vezes mais eficiente do que uma halógena, duas a três vezes mais eficiente que uma fluorescente compacta e quase o dobro da eficiência de uma lâmpada de sódio”, reforça Roizenblatt.

Apesar dos avanços, substituir todo o parque de iluminação pública brasileiro até 2030 não é o único desafio das empresas e poder público, já que é necessário ampliar o fornecimento de energia para comunidades isoladas. No país, cerca 990 mil pessoas não possuem acesso à energia elétrica na região da Amazônia, segundo levantamento mais recente do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), publicado em fevereiro de 2021.

Entre as consequências da falta de iluminação adequada já apontadas por especialistas, estão: baixa qualidade de vida e bem-estar, o comprometimento de saúde e segurança, impactos no acesso à comunicação e à educação, poluição ambiental, já que muitas pessoas recorrem a combustíveis fósseis para gerar luz.

Os dados do relatório SD7 reforçam a necessidade da mobilização dos players do setor para discutir soluções para cumprimento das metas para 2030.  Com base nisso, o II Fórum Brasileiro de Iluminação Pública, será o palco para especialistas apresentarem soluções normas e novidades. O encontro é uma das atrações do Simpósio Internacional de Iluminação (Simpoled), que ganhará espaço na 17ª edição da Expolux, evento referência da indústria de Iluminação na América Latina que acontecerá entre os dias 02 e 05 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.

“Mais do que ser o principal ponto de conexão entre empresas e profissionais destacando tendências e inovações do mercado, a Expolux tem como objetivo debater o panorama da iluminação pública, incluindo temas como telegestão e designs e destacar as soluções que podem expandir o uso da energia elétrica de forma inteligente, reforçando o conceito de smart cities”, afirma Ivan Romão, gerente de produtos da RX, empresa responsável pela organização da feira.

Como parte da programação da segunda edição do Fórum estão palestras como Futuro da Iluminação Pública, com Dr. Oswaldo Sanchez Junior, doutor em Ciências, mestre em Tecnologia Ambiental e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); Concessões de iluminação pública: Uma oportunidade aos municípios brasileiros, com Pedro Vicente Iacovino, engenheiro elétrico e diretor presidente da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública (ABCIP).

Integram os painéis de conteúdo, os temas Qualidade da Iluminação Pública, com Luciano Rosito, engenheiro eletricista e diretor comercial da Tecnowatt Iluminação; Telegestão, com Adalberto Battistini, engenheiro eletricista, responsável pelo suporte e desenvolvimento de novos negócios da Signify Latam; e a Nova Norma de Iluminação Pública, com Plínio Godoy, engenheiro, light designer e coordenador do Comitê ABNT-CE 003:034 – Ampliações Luminotécnicas e Medições Fotométricas – Iluminação Viária. 

Além do Fórum como parte da programação do Simpoled, a Expolux também será palco da Mostra Design de Luminárias, que destacará os novos modelos de soluções públicas e em ambientes exteriores e interiores, vencedores da edição 2022 do Prêmio Abilux Design de Luminárias e o espaço de exposição com mais de 200 marcas do setor.

Mais informações e credenciamento em  https://www.expolux.com.br/ .

 

SERVIÇO

17ª Expolux

Data: 2 a 5 de agosto de 2022

Horário: das 10h às 20h

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo/SP


RX

A RX constrói negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 43 diferentes setores da economia. É apaixonada por causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos.

RX Latam - No ramo de construção de empresas.

www.rxglobal.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário