Horta em casa: segredos para cultivar temperos, vegetais e chás de forma simples - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

domingo, 23 de janeiro de 2022

Horta em casa: segredos para cultivar temperos, vegetais e chás de forma simples

 

Horta 365 autoirrigável da Vasart, perfeita para várias áreas | Foto: Divulgação Vasart


Ano novo, hábitos novos! O início de 2022 é o momento ideal para quem deseja colocar em prática os desejos de renovação, como preferir uma alimentação saudável ou ter a natureza mais perto, dentro de casa. E, por que não unir os dois? A Vasart, empresa de vasos contemporâneos, apresenta algumas dicas para quem vai dar os primeiros passos na criação de uma horta caseira.
Você sabia que todo mundo pode ter uma hortinha no lar? Não é tão difícil, nem requer muito espaço. “Para isso, basta encontrar um espacinho que receba a luz do sol diariamente, para que as espécies possam se desenvolver de forma saudável”, recomenda Silvana Novaes, diretora da Vasart. “Definido o local, é a hora de escolher os vasos e selecionar as espécies desejadas, agrupando-as por necessidades. Assim, elas podem conviver juntas no vaso, em harmonia”, completa.

Diversas espécies cultivadas na horta vertical da Vasart, com nove espaços para plantio |

Fotos: Divulgação Vasart




Ambientes pequenos

Para quem mora em imóveis enxutos deve optar por vasos que possam ficar em parapeitos de janelas, em paredes, varandas ou cantinhos especiais. Visando essa necessidade, a Vasart oferece diferentes alternativas para solucionar essa questão, como vasos e hortas autoirrigáveis, modelos normais de vasos para paredes, jardineiras verticais e vasos em vários tamanhos e formatos.

Vasos da Coleção Varanda, disponíveis em dois tamanhos (38 x 26 cm e 21 x 14 cm). Os modelos possuem ganchos, se tornando soluções práticas para pendurar, por exemplo, em grades | Fotos: Divulgação Vasart




Escolha das espécies

Entre alguns dos tipos indicados para plantio nas hortas estão: alecrim, hortelã, manjericão, sálvia, salsa, cebolinha, cerefólio, tomilho, orégano. Quem tiver dúvida sobre a escolha das sementes, pode buscar auxílio em lojas especializadas.


Acerta na Rega

Para saber qual a frequência de rega, vale estudar as espécies e identificar a melhor indicação. Uma dica é colocar o dedo na terra, assim toda vez que ele sair limpo (terra seca) deve ser feita uma rega. Esse é o melhor e mais simples método.

Neste apartamento, os vasos da coleção Colmeia (16 x 26 x 29 cm cada um - L x A x P), que podem se encaixar uns aos outros, decoram a parede | Projeto: Erica Salgueiro – Foto Renato Navarro



Dicas para o plantio

Para plantar, inicie com uma camada de drenagem no fundo do vaso, argila expandida, pedrinhas ou até bandejinhas de isopor picado (uma boa dica de reciclagem). Depois deve-se colocar uma manta de drenagem, uma camada de areia ou várias folhas de jornal, para filtrar a água que for drenada. Por último, colocar uma camada fina de substrato para horta, as sementes/ plantinhas escolhidas e finalizar preenchendo os espaços vazios com ainda mais substrato.

Sugestões de Hortas da Vasart

Horta autorrigável 365 (R$ 329,90)

Kit com um vaso para plantio e um reservatório de água com 5L de capacidade, ambos de plástico polietileno 100% reciclável (e de material 50% reciclado). Inclui cordas para o sistema de irrigação, bolinha flutuante e identificadora do nível da água e bases de madeira. Em média, com o reservatório completamente cheio, é possível que a horta tenha autoirrigação garantida por até 10 dias, de acordo com a espécie escolhida, além da temperatura e do clima local da residência.

Horta autoirrigável 365 da Vasart | Foto 1: Clariana Fiorello - Acervo Minhas Plantas

| Foto 2: Divulgação Vasart





Horta vertical (R$ 332)

Conjunto de três vasos, que totalizam nove espaços para a criação da horta vertical. Bem-vindo para aqueles que gostam de um design moderno e prático. E mais: esta horta possui rega convencional.

Horta vertical da Vasart com trio de vasos encaixados | Fotos: Divulgação Vasart



Sobre a Vasart

A Vasart é uma empresa 100% brasileira e totalmente dedicada à pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, que promovem uma relação harmoniosa do indivíduo com a natureza. Um de seus principais objetivos é a produção de peças que transformam os ambientes em locais de bem estar e prazer, como coleções de vasos contemporâneos, acessórios e móveis exclusivos, assinados e patenteados. Fundada em 2004, é a primeira marca no Brasil, na área de vasos roto-moldados, a lançar produtos com polietileno verde para o público nacional, com certificado I`m green. Além disso, também utiliza 50% de material reciclado na composição de todas as suas peças, com base nos princípios da Economia Circular, que retira toneladas de lixo de nosso planeta.

Serviço Vasart

Site: www.vasart.com.br

Loja online: www.loja.vasart.com.br

Instagram: @vasart_oficial

Telefone: (11) 4161-8070 / (11) 97061-2466

Um comentário:

  1. Acho legal a pessoa ter uma horta em casa, muito bacana as dicas, deu vontade de ter uma aqui em casa bjs.

    ResponderExcluir