Alerta! Casos de infarto aumentam até 30% no frio; veja como se cuidar! - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Alerta! Casos de infarto aumentam até 30% no frio; veja como se cuidar!

 


Além do clima frio característico, o inverno é conhecido por impulsionar muitas doenças respiratórias, como gripes, rinites e sinusites. Isso acontece porque, por ser um período com menos chuvas, a umidade relativa do ar diminui a níveis que podem oferecer riscos à saúde.
O monitoramento do Climatempo mostrou que cidades como Curitiba, no Paraná, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, chegaram a registrar níveis de umidade entre 7% e 9%, o que corresponde a uma situação similar a áreas desérticas.
Apesar da diminuição ser esperada durante o inverno, os níveis baixíssimos preocupam. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a umidade relativa do ar varie entre 50% e 80% — ao entrar na casa de 20% a 30%, já pode ser considerado estado de atenção.

Relação entre tempo frio e infartos

Diversos estudos mostram que o bom funcionamento do aparelho circulatório ajuda a evitar alguns tipos de doenças cardíacas. Essa relação ocorre porque, com a temperatura corporal correta, o organismo consegue cumprir suas funções de maneira adequada.
Quando há má circulação sanguínea, as variações de clima podem afetar o organismo. Em épocas muito frias, os vasos sanguíneos tendem a se comprimir, o que dificulta a circulação de sangue nas veias.
Em um dia com temperaturas abaixo do normal, as chances das veias sofrerem com espasmos aumenta significativamente, podendo levar a um aumento de até 30% nos casos de infarto. 
Além da época de frio, a baixa umidade relativa do ar contribui para o aumento da incidência de infartos, visto que há mais casos de inflamações que comprometem a saúde do coração. As informações são do estudo Climatologia do Cerrado. Por isso, é importante redobrar os cuidados com a saúde durante o inverno para evitar situações extremas.

Como se cuidar durante o período de baixa umidade relativa do ar

Embora não seja viável controlar a queda da temperatura e da umidade relativa do ar, é possível tomar medidas simples e práticas que ajudam a garantir a saúde do sistema respiratório e do coração.

Confira algumas dicas práticas e simples que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida durante o inverno:

Beba bastante água ao longo do dia! O líquido é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo e, no calor, se torna ainda mais relevante. A recomendação diária é de pelo menos 2 litros.
Cuide da sua pele: aposte em produtos com ingredientes naturais e ricos em ativos que auxiliam na hidratação da pele, como óleos de coco ou de amêndoas e manteiga de karité.
Não se esqueça dos hidratantes labiais: quanto mais secos os lábios estiverem, a reação mais espontânea é passar a língua para umedecê-los. Apesar de a prática ser comum, ela é muito ruim para a saúde dos lábios, pois vai deixá-los cada vez mais ressecados. Isso porque a saliva contém pH ácido, além de enzimas digestivas que prejudicam a camada dos lábios Por isso, aposte em um bom hidratante labial e use sempre que sentir que a boca está ressecada.
Tome banhos curtos e em temperatura morna: apesar de um banho longo e quente ser muito tentador durante o inverno, isso piora a capacidade da pele de manter-se hidratada. Tente tomar duchas mais curtas e com a água quase fria.
Use sabonetes neutros: por não terem ativos artificiais, os sabonetes neutros agridem menos a pele, sendo uma boa opção para as temperaturas mais frias.
Aposte no uso de um umidificador de ar: o umidificador é um equipamento indispensável para quem sofre com os efeitos do tempo frio e seco. O aparelho permite que você controle a umidade do ambiente até chegar ao nível ideal, deixando que o ambiente se mantenha mais agradável.

2 comentários:

  1. Nesse período é importante se cuidar infarto pode dá a qualquer hora, essa semana mesmo um conhecido meu morreu de infarto, seu post com informações que vão ajudar muito, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Não sabia, precisamos tomar muito cuidado.
    Obrigada por compartilhar.
    Ótimo post.

    ResponderExcluir