Artista Teca Sandrini realiza exposição virtual e atividades online para professores - Ousados Moda

Ousados Moda

Blogueira,colunista,escritora e compositora.

Destaque

sábado, 29 de maio de 2021

Artista Teca Sandrini realiza exposição virtual e atividades online para professores

 

A artista Teca Sandrini apresenta o tour virtual da sua exposição “O que resta”, em cartaz no Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões, com atividades direcionadas a professores e educadores que dão aula no ensino fundamental. Com curadoria da professora e crítica de arte Maria José Justino, a exposição é uma individual inédita de Sandrini e traz ações educativas coordenadas pela professora e arte-educadora Débora Russo, que busca promover uma interface entre conceitos artísticos e pedagógicos.  
“Como artista e também professora, é uma grande realização saber que professores e educadores estão utilizando minha exposição virtual em sala de aula. Em abril, soubemos que o professor Fernando Bini utilizou o tour virtual em sua disciplina para alunos de graduação. Em maio, os educadores da Secretaria Municipal de Educação demonstraram interesse em trabalhar os conteúdos em trabalhar os conteúdos para estudantes do ensino fundamental”, celebra a artista. 
Para a arte-educadora do projeto, o momento também é de comemoração. “Compartilhar informações com professores é um desafio e uma grande responsabilidade”, diz Russo. 
Para o tour, a artista preparou uma audiodescrição para cada obra da exposição que pode ser acessada com facilidade pelo site da exposição. O tour virtual foi elaborado pelos designers e fotógrafos Ricardo e Cristiane Macedo de modo a proporcionar uma experiência imersiva.
Sobre as questões do ver e da visão, assim escreve em seu texto, a curadora da exposição, Maria José Justino, “Teca sabe que os pesadelos são reais, que os fantasmas existem. Afrontou os limites quando conviveu com o pesadelo da perda gradativa da visão. Desafio a uma pintora obrigada a ver o mundo por outro ângulo, em que a mão fica dependente do invisível alojado na memória.”




Em cartaz desde 22 de fevereiro no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, a exposição “O que resta” suspendeu sua visita presencial ao público no dia 25 de fevereiro, mantendo desde então atividades online. A exposição segue ainda sem data para sua reabertura. 
O projeto foi selecionado pelo programa de Artes Visuais do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões e realizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo da Ademilar Consórcio de Imóveis.

Sobre a artista – Estela Sandrini é formada em pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e tem especialização em Antropologia Filosófica pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou no ateliê do Professor Juan Carlo Labourdette, em Buenos Aires e no Maryland Institute of Art, nos Estados Unidos. Entre 2011 e 2017 foi diretora cultural do Museu Oscar Niemeyer. Participou de diversas exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior e possui obras em importantes acervos institucionais. 

Sobre o local - Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, localizado em Curitiba, é mantido e coordenado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Oferecendo uma programação gratuita, realiza exposições e atividades relacionadas à arquitetura, artes visuais, história e patrimônio cultural. Sua programação contempla um programa de exposições temporárias de artistas nacionais e em parceria com outras instituições culturais.

Programe-se: 

Exposição virtual “O QUE RESTA – Teca Sandrini


Mais informações sobre a exposição: 


Educadores interessados em ter acesso ao conteúdo de arte-educação da exposição “O que resta” podem entrar em contato com a equipe do projeto pelo email: expo.oqueresta@gmail.com

Durante a pandemia: O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões segue fechado ao público e ainda não há previsão para sua reabertura, no entanto, segue com programação online. As atividades podem ser acessadas pelas suas redes sociais. Facebook e Instagram: @EspaçoCulturalBrde 




SOBRE O BRDE 

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE - é uma instituição de fomento criada pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com o objetivo de fazer o Sul do Brasil prosperar. É signatário do Pacto Global da ONU e opera em sintonia com os ODS. O BRDE também conta com recursos internacionais da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e Banco Europeu de Investimento (BEI) para o financiamento de projetos voltados à produção e consumo sustentáveis. É agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA/Ancine) em todo o território nacional. Apoia projetos culturais, sociais e esportivos que beneficiam milhares de pessoas e instituições, por meio das leis de incentivo. Em 2020, financiou R$ 2,2 bilhões para projetos na Região Sul que beneficiam todos os portes de empresas e setores da economia. A instituição oferece crédito de longo prazo para viabilizar investimentos a empresas de todos os setores e portes, cooperativas, produtores rurais e prefeituras, mantendo acordos com instituições internacionais de fomento para ampliar as fontes de recursos à disposição dos clientes.



Na internet: www.brde.com.br 

Redes sociais: @brdeoficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário